Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Projeto dígito-virtual sob o tema PETs
Super Pet Adventure
Equipe
Gustavo Gonçalves, Muriel R M
Orientador(es)
Heli Meurer
08 de Novembro de 2017
Super Pet Adventure

Contextualização

Definição e escolha do tema

Para o início deste projeto, em que foi nos dado um tema chave: aplicativo de PETS, criamos 3 temas específicos para para dar o ponta pé inicial ao projeto. Sendo assim, tendo um ponto por onde começar a pesquisar.

Segue as opções criadas pelo grupo, a baixo:

Super Pet Adventure - game app

Game de aventura para IOs e Android vinculado a ong de animais, onde os bichinhos que estão para adoção tornam-se personagens da aventura do game (estilo vetorial), onde podem evoluir e subir de nível em diversos estágios do game. O objetivo do game é criar laços entre o personagem do game fazendo com que este possa ser adotado caso haja interesse do jogador.

PetCare App - App web

Aplicativo para Petshops. Disponíveis para Android e IOs, o aplicativo é um jeito inovador de deixar os clientes das petshops mais tranquilos de como seus pets estão sendo tratados, e o que esta acontecendo enquanto eles estão na petshop.

O app terá duas plataformas, sendo uma para o cliente, onde ele terá acesso as cameras da petshop, para saber por onde anda os pets, se estão sendo bem cuidados e o que estão fazendo. A outra plataforma seria para o estabelecimento, que de fácil utilização avisaria os donos com botões onde os cachorrinhos estão: "Em banho", "Hora de brincar", "Tosando", e botões de aviso ao fim dos tratamentos, como: "Banho finalizado", "Aguardando dono".

Assim o dono não fica na duvida de quanto tempo falta para seus pets ficarem prontos, e também a petshop tem a garantia de um consumidor feliz e mais proximo com seus bichinhos.

Remember the Pet - App

Aplicativo para Android e IOs, com lembretes personalizados para seus pets.

Este aplicativo seria utilizado por donos que tem seus animaizinhos mais velhos, ou até mesmo os que estão doentes. Com avisos sonoros de seus animais, um aplicativo com lembretes de quando deve ser tomado remedios, hora da comida, quando tem que passear com eles, entre outros.

O aplicativo funciona como um despertador, mas já programado para os donos apenas informarem as horas que tais ações devem acontecer. Tendo o diferencial com a apresentação mais ligada a pets, e sonorização específica.

Tema Escolhido

Na aula de sexta-feira (12/08) foram apresentadas nossa ideias para os demais colegas, sendo elas porntuadas pelos demais e no final reavaliadas pelos integrantes do grupo, para enfim escolher qual tema escolher.

O projeto escolhido foi: Super Pet Adventure.

Um Game free-to-play de aventura para IOs e Android vinculado a ong de animais (regional), onde os bichinhos que estão para adoção tornam-se personagens da aventura do game em estilo vetorial.

Hoje existem diversos canais onde podemos nos informar sobre a adoção de animais e o incentivo a esta ação nunca foi tão motivada por protetores dos bichinhos e simpatizantes da causa. Buscar formas de incentivar e informar crianças e adultos sobre adoção é essencial para atingir um maior número de pessoas conscientes sobre as vantagens da adoção de pets.

Com o surgimento do jogo pokemon GO para IOs e Android, algumas cidades entraram na onda e criaram games que incentivam a adoção de cães de rua como a Prefeitura Municipal de Esteio (PME), na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) fez e teve uma grande repercussão.

 

Pokémon GO permite que os usuários capturem pokémons pelo celular visitando vários lugares no mundo real. Catioro GO! faz alusão à essa função do jogo virtual, porém, indica que existem muitos "catioríneos" aguardando um "treinador" que possar capturá-los, dar muito carinho e ajudar os animais à evoluir. ( fonte: http://tinyurl.com/jqpravy )

Hashcat - Uma proposta parecida

----

A seguir imagens explicando o começo do projeto:

Ideias apresentadas para os colegas, e suas avaliações.

Mind Map da ideia escolhida, como pontapé inicial para o projeto.

Sketches do gameplay e infografico do aplicativo.

Infográfico

Segue a baixo o Infográfico do projeto em desenvolvimento:

Super Pet Adventure

Desconstrução e Verificação

Similares e Referências

Conforme elaborado em aula, foi escolhido 04 (quatro) aplicativos de celular, sendo 02 (dois) similares aos que pretendemos criar, e 02 (dois) como uma base de referência para o projeto.

Os aplicativos similares escolhidos foram: KUNG FURY e POU.

Ambos são jogos para celular, porém com plataformas diferentes. sendo Kung Fury side-scrooling, POU administração de personagem.

Para os aplicativos de referência se enquadram: Adote Pets e Pet Breeds.

Plataformas informativas, uma específica para adoção de animais de estimação (Adote Pets), já o Pet Breeds é mais direcionado a informações de raças, e comparação entre elas.

 

 Abaixo uma tabela explicando um pouco de cada aplicativo escolhido:

Abaixo uma análise feita em aula sobre a usabilidade, identidade, estética, funções, etc. dos aplicativos:



Conclusão das Análises

A partir das análises dos similares e referências, chegamos a diversos resultados positivos que podem ser aplicados em nosso game, Super pet Adventure.





Verificação

Após identificar e selecionar as funções dos aplicativos analisados, concluimos que as principais funcionalidades do nosso game app serão:

Para visualizar as funções de acordo com as suas afinidades, dividimos em dois grupos e definimos a pontuação com seu grau de importância.

Para o sucesso de nosso projeto acreditamos que o apelo da diversão e do design são essenciais. O Envolvimento e engajamento do usuário será resultado de uma experiência agradável e interativa, que tem como finalidade a busca de soluções, não apenas para o personagem virtual, mas também para o animal que está em adoção, esperando encontrar um lar especial.

Super Pet Adventure

Reconstrução

Storytelling

Storytelling é quando se cria uma história fictícia, com personas, para que se possa descrever uma possivel situação em que o aplicativo será usado. Nesta etapa é criado personas que interpretam os futuros usuários do aplicativo, e a história se desenvolve em torno do projeto, explicando uma situação que pode vir a acontecer, para que o usuário utilize o aplicativo.

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. (SIGNIFICADOS)

Segue a baixo o Storytelling do nosso projeto:

Mariana é mãe de Marcos, 10 anos, e Joana, 9 anos. As crianças estão decididas a cuidarem de um Pet e assim foi decidido que deviam adota um bichinho. Mariana acha uma boa idéia baixar o aplicativo Super Pet Adventure em seu celular.

Assim que acessa o app ela responde um breve questionário sobre sua localização, animal pretendido para adoção, espaço, rotina, entre outros. Como resultado o aplicativo gera uma lista de até 6 personagens selecionáveis no game. Conforme a escolha de Marcos e Joana, aparece na tela infomações e a foto do animal real. Logo abaixo a opção de "Iniciar o Jogo" ou "Adotar" o animal.

Como as crianças estão conhecendo os animais, elas decidem jogar o game. Ao decorrer do jogo, Marcos se surpreende com a divertidas aventuras, alem de diversas informações sobre cuidados com o pet. Marcos gosta de compartilhar sua pontuação com os amigos, e no final de cada estágio do game ele clica no botão de compartilhar no facebook.

Joana, sendo mais delicada, não esta interessada na aventura com o cãozinho, porém ela encontrou na ficha do personagem uma forma interativa de se relacionar com o bichinho virtual. Assim ela poderá cuidar de seus hábitos e mante-lo feliz e saudável.

Joana adora dar petiscos virtuais para o seu bichinho, ela decide comprar 15 petiscos por R$20,00 na loja virtual do aplicativo. O que Joana ainda não sabe é que todo o valor arrecadado na loja virtual é convertido para a ONG cadastrada no aplicativo. 

Mariana, surpresa com o resultado do jogo vendo seus filhos aprendendo sobre cuidados aos animais, e ainda criando um laço com o bichinho virtual, decide então investir na adoção do bichinho real. Ela volta ao menu e seleciona o botão "Adotar". Ela entra em contato com a ONG, através das diversas formas disponíveis no aplicativo, como: telefone, site, entre outros.

E agora a família de Mariana tem mais um membro: O cãozinho!

Vídeo Storytelling

Veja aqui o resultado em vídeo do storytelling:

Wireflows com Caso de Uso

Na imagem abaixo apresentamos wireflows com caso de uso, conforme aplicado no vídeo storytelling do aplicativo Super Pet Adventure.

Super Pet Adventure

Identidade, Diferenciação e Protótipo

Assinatura Visual

Artboard 1 copy 26.png

Para definirmos o visual da assinatura, pesquisamos identidades similares e identificamos como se comportam no segmento de mobile games. As características mais fortes são: Contorno e volume no lettering, cores vibrantes e com bom contraste.

Artboard 1 copy 27.png

Após a pesquisa, iniciamos o processo de geração de alternativas manuais, desenhando diversos caminhos a serem explorados para a assinatura final. Em seguida, geramos alternativas vetorizadas.

Artboard 1 copy 28.png

 

Artboard 1 copy 29.png

A identidade visual do game Super Pet Adventure é lúdica, colorida e divertida. O logo é composto por caixas que sustentam as palavras "Super" e "Adventure", garantindo contraste com o fundo. E para finalizar a composição, a palavra PET recebe um contorno que representa um cãozinho, resultando em uma assinatura visual distinta e com apelo lúdico. 

Artboard 1 copy 30.png

A assinatura visual se adapta a diversos formatos e materiais como demonstrado na imagem abaixo. 

Artboard 1 copy 31.png

Cores

O padrão cromático foi selecionado com o foco no público-alvo. A cor predominante do aplicativo será o Roxo, pois esta, representa o mundo do imaginário e lúdico infantil, também é uma cor que não define gênero. Já para os estágios do game as cores não tem padronização, podendo ser usado mais livremente respeitando apenas o conceito e estética do jogo.

As cores foram trabalhadas de forma a dividir bem cada seção e função do game, pode-se notar que as cores principais são análogas as cores do "PetCare", reforçando a continuidade do padrão visual.

Já a seção "ítens" que tem seus ícones apresentados na mesma tela do PetCare, recebem cores complementares, se diferenciando do restante do jogo e dando destaque para os ítens.

 

lógica do padrão cromático

Tipografia

Desenvolvimento gráfico-21.png

O padrão tipográfico para a fase beta do projeto, foi definido apartir da necessidade de manter as informações legíveis e estruturadas hierarquicamente.

Desenvolvimento gráfico-22.pngOs títulos e seções do aplicativo recebem a fonte PANTON em sua versão "all caps", ou seja, todas maiúsculas. Esta fonte foi selecionada por sua boa performance em leitura e uso na web, além de ser moderna e geométrica.

A versão mais utilizada será a Black Caps, pois garante peso e legibilidade. 
A característica bold desta versão, recebe um acabamento arredondando resultando em uma fonte forte e sensível, ideal para o público que estamos trabalhando, sem perder forma e legibilidade.

Para textos e legendas do game, selecionamos a família Avenir, desenhada por Adrian Frutiger. Por ser uma fonte geométrica com um toque orgânico, ela se comporta bem na tela e tem boa  legibilidade, resultando em melhor entendimento dos textos e funções do game.

Ícones e Pictogramas

Desenvolvimento gráfico-15.png 

O aplicativo conta com um kit de ícones e botões, que se diferenciam entre sí, resultando em melhor entendimento das funções e seções do game. Alguns ícones do jogo terá detalhes e cores distintas e seu objetivo é estimular a imaginação e a pregnância das funções do game. Apresentar funções de forma lúdica para uma melhor experiência do usuário, que será em sua maioria crianças.

 

Desenvolvimento gráfico-16.png

Protótipo

Segue abaixo o protótipo do aplicativo desenvolvido.

Definição do diagrama de construção

Após a definição de tamanho de tela, desenvolvemos 2 tipos de diagramas de construção que vão guiar e organizar os elementos dentro de cada seção. O Objetivo é reforçar a mensagem do aplicativo e manter as informações dispostas de forma organizada.

 

 

Tela inicial

 

Tela de apresentação

 

Tela de questionário

 

Tela do Pet

 

Tela de adoção

 

Tela de seleção de estágio

 

Interface do jogo

 

Tela de PetCare

 

Tela da loja

 

Tela carrinho

 

Tela de fim de jogo

 

 

Telas do sistema

Desenvolvimento gráfico-24.png

Após a aplicação de identidade visual, criamos várias sequências de telas:

Desenvolvimento gráfico-23.png

Diferenciação

Uma vez que o protótipo estava pronto, fizemos um experimento com 10 pessoas aleatórias, de várias áreas de conhecimento, para analisarmos como nosso projeto se apresenta diante do usuário.

Abaixo segue o painel de diferenciação, onde cada usuário analisou o protótipo e respondeu qual conceito o jogo é melhor representado.

Painel Diferencial.jpg

Analisando este painel, e observando o ponto de vista dos usuários, podemos concluir que nosso aplicativo tem uma cara muito mais moderna do que clássica. Porém entre o quesito Lúdico e Sério houve um equilíbrio, alguns consideraram o tema sério e acabaram assinalando esta opção, já outros viram o lado mais divertido o ponto mais forte do aplicativo dando enfase a este item.

Sendo assim podemos concluir que nosso aplicativo é moderno, e apresenta um ar lúdico e um tema sério. Nos agradando com o resultado, pois era isso que pretendíamos desde o inicio do projeto.

Fator Uau! ou fator AU AU - no nosso caso...

Desenvolvimento gráfico-20.png

Fator Au Au

 

Considerações finais

O desenvolvimento desde trabalho nos proporcionou conhecimentos e interesses novos. Desde a ideia da criação de um aplicativo até o trabalho de um game estar concluído muito se desenvolveu.

Pesquisar sobre este assunto, 'pets', nos trouxe uma visão mais específica da situação, notando que por mais que amemos os bichinhos existem muitas pessoas que os maltratam e os abandonam. Pensando nisso resolvemos investir todos nossos esforços em achar uma plataforma que pudesse reverter essa situação.

A ideia do jogo veio do grande interesse de ambas partes do grupo, e os 'a mais' foram sendo adicionados conforme as ideias iam aflorando. Desde a ideia de unir dois estilos de jogos em um, até os detalhes que seriam usados durante as aventuras e explicações do jogo.

Os programas utilizados de inicio foram nossa zona de conforto, mas investindo nossas especialidades de forma a melhorar a cada nova etapa. Mais ao final do projeto foi necessário um investimento diferente, sendo necessário usar outros programas como InVision, para a criação da prototipagem, que nunca havia sido usado antes. Mas sem deixar a dedicação de lado foi estudado o melhor jeito de se fazer o aplicativo e gerar os resultados finais.

É com muito orgulho que finalizamos este projeto, pensando sempre num jeito de melhorá-lo, mas agradecendo a oportunidade de se envolver com um desafio como este.

Super Pet Adventure

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais

  • Disponível em URL: https://www.significados.com.br/storytelling/ Acessado em: 16/09/2016 às 19:40