Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Projeto Integrado
Flow - Aplicativo Mindfulness
Equipe
Nadine Benedetti, William Brum
Orientador(es)
Heli Meurer, Israel Henriques Tavares Berbigier
11 de Abril de 2018
Flow - Aplicativo Mindfulness

Contextualização

Definição do Tema

Com projeções para a tecnologia wearable se tornar uma indústria de $75 bilhões até 2025, sendo a saúde seu maior ramo, pesquisamos e agregamos para nosso produto o Mildfulness, que significa presença mental, viver momento por momento, ter atenção no presente. 

Embora a principal prática mindfulness seja a meditação, o Andy Puddicombe, fundador do Headspace diz que não precisamos queimar nenhum incenso e nem sentar no chão para mudarmos o modo como vivemos, tudo que precisamos é de 10 minutos por dia, dar um passo para trás e nos familiarizarmos com o presente, com foco, calma e clareza.

Justificatica

Nosso desafio?

Projetar um produto wearable que auxilie as pessoas na busca por uma vida mais saudável, por meio de práticas de mindfulness.

 

Porque escolhemos Mindfulness?

O Dr. Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor dos quais seus trabalhos são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, nos alerta que: “Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável: o ritmo de construção de pensamentos. Isso gerou consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais”. Ele continua: “estamos adoecendo coletivamente e a ansiedade é o verdadeiro mal do século”.

Estar totalmente focado no aqui e no agora, com atenção plena para o que se está fazendo. Parece fácil? Não é. Basta pensar no seu dia a dia. Quantas vezes você consegue se concentrar em uma conversa sem desviar a atenção?

Segundo uma pesquisa feita por Harvard, em 47% de nosso tempo mental, pensamos sobre o passado ou planejamos o futuro, ou seja, não estamos presentes.

Já é possível notar algumas mudanças nos hábitos das pessoas na busca por melhor qualidade de vida. Entre as práticas milenares que vêm sendo resgatadas pela cultura ocidental como forma de buscar uma melhor qualidade de vida está o mindfulness ("atenção plena" em português), um conjunto de técnicas meditativas orientais e de foco na rotina diária, desenvolvidas para auxiliar na estabilidade da atenção e, consequentemente, no bem-estar geral. Já bastante difundido nos Estados Unidos e na Europa, o conceito mindfulness está conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Descrito como um conjunto de práticas, um estado psicológico ou até uma técnica contemplativa, ele pode ser entendido como um estado mental conquistado por meio de exercícios diários de foco intencional nas experiências do momento presente.

Remoer o passado e ficar ansioso pelo futuro gera tristeza e até depressão, que afeta direto nossa saúde física.

Processo Metodológico

Nosso projeto integrado envolve Design Gráfico e Design de Produto.

Vamos utilizar a metodologia do Projeto E, que contempla oito etapas projetuais, sendo elas: contextualização, desconstrução, verificação, reconstrução, diferenciação, identidade, desenvolvimento e validação.  

 comparativo-600x271.png

Fonte: Projeto E, Meurer e Szabluk (2012) e Moursund (2004).

Para quem?

Pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, auto-conhecimento, controle das emoções, atenção, reduzir o estresse e ansiedade.

Infográfico

info.png

Flow - Aplicativo Mindfulness

Desconstrução (Análises)

Termos Pertinentes ao Projeto

Através da busca por termos pertinentes tanto em seu significado denotativo e conotativo, Gomes (2011) introduz nesse processo o maior entendimento do assunto pesquisado tanto literário quanto o usual para cada termo referente ao projeto.

termos.jpg

Análises de Similares

Nesse processo de análise são definidos segundo Strunck (2007), quatro partes essenciais para a construção do quadro da identidade gráfico-visual que são: logotipo, simbolo, cores e tipografia. E a partir desses princípios Meurer e Szabluk (2010) propõe que não só tenham similares a pesquisa, mas também referenciais que corroboram práticas e caminhos uteis para um projeto mais conciso e eficiente.

SIMILARES.png

 

Nessa etapa de análise estrutural como citado a cima Meurer e Szabluk (2010), destacam a importância de não basear-se apenas em tecnologias e aparências visuais de similares, mas também a busca por referenciais que auxiliam na construção de uma proposta diferenciada e precisa. 

Visto isso, buscamos aplicativos tanto similares quanto referências para a analise que conforme Löbach (2007), realça a importância de destacar a estrutura estético-formal dos itens estudados.

 

Headspace

headspace.png

Aplicativo desenvolvido para ajudar a meditar e a incrementar o foco, a atenção e a criatividade por meio de exercícios que passa em sessões de áudio. Ele sugere que você comece pelo "Take 10", um programa de 10 minutos por dia (são 10 no total), em que você terá noções básicas sobre meditação.

O próximo passo inclui treinos que variam de 2 minutos a 1 hora. Você também pode escolher alguma atividade (como o momento da sua corrida, a volta do trabalho ou a hora de cozinhar) na qual quer aplicar conceitos de “mindfulness”, ou seja, a ideia de estar totalmente consciente e presente diante da tarefa que está executando.

O app, que também traz ótimos videos e ilustrações, também fornece serviço “SOS”, para aqueles momentos de crise.

Como funciona:

Para começar é indicado o programa “Take 10″, onde o app ensina o básico em 10 minutos de meditação ao dia, durante 10 dias – Esse é o único programa gratuito do site, para utilizar as demais funcionalidades é preciso comprar o pacote.

Existem os mais variados pacotes com centenas de horas de meditação, com e sem guias, que variam de 2 a 60 minutos.

Funcionalidades:

  • Monitoramento de progresso através de uma página para acessar suas estatísticas; 
  • Sistema de compartilhamento entre amigos para ajudar a manter-se motivado;
  • Prêmios para meditação diária.
  • Lembretes para meditar regularmente;
  • Opções variadas de pacotes separados por tópicos como: pressão, felicidade e stress.
  • Possibilidade de download de sessões para utilizar offline, de acordo com sua conveniência.

Pros:

  • Boa introdução a meditação;
  • Ótima interface gráfica;
  • Grande quantidade de conteúdo disponível;
  • Boa intuição da vida moderna, focando nos principais problemas.

Contras:

  • A atividade deve ser feita diariamente para obter um resultado.

 

Spire

Sem-título-2.png

O aplicativo Spire é um rastreador de atividade, foi comprovado que diminui o estresse e aumenta a produtividade. Spire mede padrões de respiração para determinar o estado de espírito ajudando a alcançar a calma. Apoiado pela pesquisa do Laboratório de Tecnologia de Calmante de Stanford, Spire é recomendado por médicos e profissionais de saúde mental em todo o mundo.  

Os sensores de atividade e força personalizados do Spire combinam-se para identificar períodos em que sua respiração reflete um estado de mente tensa, focada ou calma. Para fazer isso, ele percebe a expansão e contração em seu tronco e diafragma como você inalar e exalar. 

A orientação no aplicativo é baseada em protocolos de estudos clínicos para aliviar a ansiedade e dor, aumentar a variabilidade da freqüência cardíaca, reduzir a pressão arterial, e muito mais.

Funcionalidades: 

  • Monitoramento da respiração em tempo real para descobrir como a respiração se altera em diferentes turnos;
  • Recebimento de notificações quando se está tenso;
  • Acompanhamento de atividades, passos, e até mesmo nos momentos em que se está sedentário; 
  • Sincroniza a localização, calendário e fotos para descobrir quais eventos e locais se está mais calmo, concentrado ou tenso;  
  • Obtem acesso ilimitado à biblioteca de meditação rápidas do Spire e cursos de meditação.

Pros:

  • Boa introdução a respiração;
  • Boa interface gráfica;
  • aplicativo na Apple Watch.

Contras:

  • Para que o aplicativo opere em sua totalidade é necessário um dispositivo de acompanhamento;
  • Monitoramento somente pela respiração.
  • App com muitos bugs.

 

FitBit

3.png

O aplicativo FitBit faz um ótimo acompanhamento de atividades diárias através da pulseira FitBit, buscando uma visão completa de estatísticas, incluindo passos, distância, calorias, sono, peso e monitoramento de exercícios físicos. Também é possível elevar o nível dos exercícios físicos através de dados e rotas para corridas, escaladas e bicicletas. Ele monitora em tempo real a localização e evolução da atividade, grava treinos usando o calendário mensal durante o mês para alcançar os objetivos e bater metas.

O Fitbit também possui diversos dispositivos parceiros, que possuem suas funcionalidades e podem ser sincronizados com o app para smartphone, e este exibirá seus gráficos e tabelas também. Além de possuir funcionalidades básicas disponíveis no app que funcionam independente da existência de um dispositivo.

Funcionalidades:

  • Monitoramento de progresso das atividades através de tabelas e gráficos simples;
  • É possível definir metas de passos, pesos e atividades, para manter o usuário focado;
  • Inserir calorias rapidamente com código de barras ou pesquisando no banco de dados de alimentos do app;
  • Insira treinos e veja aparecer instantaneamente em um calendário de exercícios mensal;
  • O app manda notificações parabenizando pelas metas atingidas;
  • Conectar-se com amigos para compartilharem conquistas e até mesmo competir pela liderança;
  • Acompanhamento profundo do sono através de estatísticas. 

Prós:

  • Sincroniza com diversos dispositivos;
  • Sincronização via Wireless.

Contras:

  • Para que o aplicativo opere em sua totalidade é necessário um dispositivo de acompanhamento;
  • Base de dados de comidas é incompleta;
  • Aplicativo não sincroniza com o iHealth, aplicativo de saúde da Apple.

Análises de Referências

ANALISES-will.png

 

Cabify

Prancheta-1-cópia.png

 

O Cabify é um aplicativo voltado para transporte urbano que utiliza motoristas particulares para prestarem o serviço tradicionalmente realizados por táxis, no mesmo modelo já conhecido no Brasil pelo Uber.

Como Funciona:

O usuário cria a conta através do aplicativo ou site, cadastrando dados de identidade e pagamento, após isso o usuário seleciona o local de partida e de chegada e a modalidade do carro variando de Lite e Executivo, ainda pode ser personalizado a temperatura do ar condicionado e a estação de rádio que estará tocando quando o motorista chegar no ponto de partida.

Funcionalidades:

  • Transporte Individual de passageiros;
  • Agendamento de viagens conforme horário e disponibilidade;
  • Histórico de viagens com dados do motorista;

Prós:

  • Aplicativo intuitivo e simples com ótima estética;
  • Serviço customizável;

Contras:

  • Necessita de uma boa conexão wi-fi, 3g ou 4g...

 

Weather Timeline

Prancheta-1.png

Como Funciona:

Trás características úteis e interessantes, além de uma interface do usuário agradável e acompanhada por muitos widgets. As telas são baseadas em cartões, que exibem a previsão do tempo de acordo com o serviço escolhido pelo usuário. O app também envia notificações pontuais para o usuário sobre mudanças climáticas. O Weather Timeline vem com vários gráficos que são de fácil entendimento, incluindo um que exibe as fases da lua, outros incluem precipitação, pressão e temperaturas.

Funcionalidades:

  • Linguagem simples e iconográfica;
  • divisão de informação em cards;
  • Maximo detalhamento sem poluição de informação;

Prós:

  • Intuitivo e detalhado;
  • Separação de informação por cards e cores;

Contras:

  • Aplicativo pago

 

Spotify

Prancheta 1 cópia 2.png

 

Aplicativo de streaming de músicas, onde pode-se criar playlist e compartilhar com amigos. Através da conta premium é possível fazer download das playlist e ouvir sem precisar de uma conexão com a internet.

Funcionalidades:

  • Streaming de músicas;
  • Criação de playlist próprias;

Prós:

  • Divisão de informação por cards;
  • Interface intuitiva;

Contras:

  • Para liberar todas as funções é necessário criar um plano pago;
  • Necessita de uma boa conexão com a internet;

Resultados

Dentre as análises de similares e referências, selecionamos alguns requisitos que podem nos auxiliar para a elaboração do aplicativo. Os resultados abaixo demonstram alguns dos requisitos que achamos pertinentes para nosso projeto.

resultados.png

Flow - Aplicativo Mindfulness

Reconstrução (Geração de Alternativas A)

Definição das Funcionalidades e Conteúdos

Abaixo segue a listagem das funcionalidades que serão atribuídas ao aplicativo a ser desenvolvido.

 - Login / Esqueci a senha

O aplicativo disponibilizará o login a partir de um pré cadastro e a sincronização do dispositivo junto ao aplicativo, tendo assim monitoramento das atividades do usuário.

Em caso de esquecimento de senha o aplicativo enviará a senha para e-mail cadastrado do usuário.

- Monitoramento Cardíaco, Respiratório e de Distância Percorrida

Em sincronia com o dispositivo, o aplicativo mostrará essas atividades vitais. Tendo ainda um histórico de monitoramento das atividades para o usuário.

 - Atividades e Práticas de Mindfulness

O aplicativo contará com algumas atividades voltadas ao mindfulness. Tendo como principais classificações: atividades físicas, atividades mentais, relaxamento e meditação.

-  Loja para adquirir mais atividades

O aplicativo contará com acesso a loja de práticas que será sempre atualizada com atividades variadas.

 - Níveis e Dificuldades

Conforme o usuário avança nas práticas, o nível de concentração que ele deverá ter, subirá também através de um sistema de pontuação, essas práticas irão se tornando cada vez mais elaboradas.

Storytelling

Para Teixeira (2014), entender o perfil do usuário é saber o que faz uma pessoa ir até o aplicativo, quais são as necessidades, anseios e motivações que o usuário tem ao usar o produto. Criar um storytelling nos possibilita um melhor detalhamento do que o usuário deseja cumprir ao interagir com o produto. 

 

Viviam, 28 anos, Advogada

 

“Tenho, como quase todas as pessoas que vivem e trabalham neste século, uma rotina puxada: trabalho, estudo, moro sozinha e vou para a academia. Isso faz com que a maior parte do meu tempo seja envolvida por muito estresse e preocupações que são, muitas vezes, limitantes da minha máxima capacidade de produção. Quando ouvi falar pela primeira vez em Mindfulness, a ideia de conseguir mais concentração e melhorar minha qualidade de vida, reduzindo ainda o estresse, fiquei muito “tentada” e resolvi ir mais afundo no assunto, aí então encontrei o aplicativo Flow. Curiosa que sou, decidi tentar essa alternativa para levar uma vida melhor nessa minha rotina acelerada. Estou na 6ª semana e já percebo uma diferença muito positiva. A concentração está melhor, estou conseguindo realizar os trabalhos com menos estresse e em menor tempo e me sinto mais relaxada a maior parte do dia.

A prática de Mindfulness não é a meditação oriental clássica como ouvimos falar, é uma meditação do hoje, da percepção do agora e da consciência corporal para que não fiquemos perdidos e imersos em pensamentos desnecessários e consigamos nos concentrar. Não é preciso um ambiente ‘estéril’ para meditar, consigo tranquilamente colocar em prática em cada espaço do meu dia-a-dia: no carro, enquanto estou na academia, em meu ambiente de trabalho e durante minha alimentação. O aplicativo é ótimo, facilita muito e torna para mim a prática mais factível. Recomendo a todos com muita tranquilidade conhecer, aprender e praticar diariamente Mindfulness através do aplicativo Flow.”

Wireflow com a Descrição da Interação

Segundo Meurer e Szabluk (2012) para uma melhor representação e definição do processo ao qual será elaborado o projeto, é construído um mapa de atividade denominado wireflow. Está etapa auxilia na visualização usual do projeto antes das definições mais elaboradas e definitivas.

 

Wireflow.png

 Wireflow com interação

 

Flow - Aplicativo Mindfulness

Identidade e Diferenciação

Desenvolvimento da Assinatura Visual

A criação do conceito da identidade visual do aplicativo resultou de um moodboard. O objetivo era  expressar semioticamente o entorno do produto.

Definimos palavras chaves para a criação desse painel, sendo elas, equilíbrio, consciência e qualidade de vida.

logo_1.png

 

A partir do moodboard começamos a geração de alternativas para a identidade visual e naming do aplicativo.

logo_rabicos.png

 logo_2.png

 

Assinatura final em cor e aplicada sobre fundo.

logo_3.png

 

Assinatura composta por logotipo e símbolo.

logo_4.png

  

Versões monocromáticas.

logo_5.png

Salvar

Escolha Tipográfica

Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Foi criada em 1957 pelos designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann. 

Em 1983, a Linotype redesenhou e digitalizou a Helvetica Neue, para obter a coerência gráfica de uma font family digital.

A fonte foi escolhida para o aplicativo pelo fato de ser uma fonte completa, ela possui todos os estilos necessários para a sua aplicação. 

fonte.png

Escolha do Padrão cromático

Com base nas pesquisas feitas em cima de padrões cromáticos e mindfulness, constatamos que a cor roxa e violeta seriam fundamentais como cores principais para esse projeto.

Segundo nossas pesquisas a cor roxa e violeta significam sobriedade, intuição e espiritualidade. Elas são vistas como as cores de energia e de inspiração. Estão sendo utilizadas no tratamento de transtornos mentais porque estimulam a área do cérebro na solução de problemas, equilibrando a mente.

cor1.png

  

 

Resolvemos apostar no flat gradient, que consiste em aplicações de gradientes de forma discreta, elegante e sutil. Esses adjetivos são a essência desse conceito, que veio para agregar em interfaces digitais.

cor2.png

 

 

Notamos a necessidade de cores complementares para a interface do aplicativo. As cores em harmonia são aquelas que trabalham bem em conjunto ou sobrepostas produzindo um visual atraente.

cor3.png

Definição Imagética

Segundo Krug (2008) um fator decisivo para um bom projeto de interface digital é que ela deve ser evidente por si só e auto explicativa. O autor ressalta a importância da objetividade do aspecto de item clicável ou não, qual ação ocorrerá após o clique. Os ícones aumentam a probabilidade do usuário de entender o que o serviço tem a oferecer, elevando as chances do usuário realizar a conversão, garantindo eficiência e satisfação de forma simples e direta.

upload170705100653.png

 

 

Nosso padrão para imagens institucionais podem ser aplicadas com cores da identidade visual do aplicativo, que podem resultar também no gradiente de cores complementares.

imagetica.png

Salvar

Diferenciação

A diferenciação aborda as características tanto da linguagem visual como a comunicação que o projeto dispões ao usuário, voltada para as especificações de mercado e singularizam a linguagem no  gráfico do cruzamento de dois eixos.

A marca e a linguagem abordadas foram apresentadas para 10 usuários com idades de 18 a 30 anos e inseridas no gráfico abaixo. No eixo X está disposto os conceitos formal e informal, já no eixo Y estão colocados os conceitos despojado e casual, estes conceitos especificam como o usuário sente a abordagem da linguagem e da marca ao seu parecer e dispõe uma colocação para essa abordagem. 

Dentre esses usuários, 8 colocaram a identidade e a linguagem abordadas no projeto dentro do quadrante despojado/informal e os outros dois usuário colocaram no quadrante despojado/formal.

 

DIF 1.jpg

 

Então, visto que a linguagem abordada atingiu a expectativas proposta pelo grupo, posicionamos nosso aplicativo com características muito despojadas e informais.

Essa mesma pesquisa realizada com outros três similares que estão no mercado, foram colocados no mesmo quadrante pela maioria dos usuários. Porém pelas características analisadas, a marca e a linguagem criadas no projeto se mostraram com características bem mais expressivas que os similares analisados, posicionando-se mais a extremidade do quadrante despojado/informal.

 

Diferenciação.jpg

Salvar

Salvar

Desenho das telas da interface

Para Teixeira (2014), UX é mais simples do que parece, ele define como a experiência de quem usa. O autor diz que a maioria das pessoas acredita que UX é somente encontrar a melhor solução para seus usuários, mas UX se trata sobre definir o problema que precisa ser resolvido, para quem precisa ser resolvido e como esse problema pode ser resolvido.

Com base nesse contexto, projetamos as telas de interface do aplicativo.

telas.png

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Protótipo Interativo

Usamos o Adobe XD para desenvolver o protótipo do aplicativo, uma interface eficiente simples e marcante. Ela provê ferramentas para prototipar para plataformas diferentes, incluindo web, mobile, tablets e outras. Permite-nos integrar ativos de outras aplicações Adobe, como Illustrator e Photoshop, e ao mesmo tempo manter o formato vetorial editável.

 

 

Considerações finais

Este trabalho teve importância fundamental, pois possibilitou uma grande transformação na nossa percepção sobre o assunto abordado. O aprofundamento nos permitiu esmiuçar e entender, a fundo, conceitos de fundamental importância em produtos wearable e práticas de Mindfulness.

Acreditamos que o Mindfulness chegou para ficar, e que ele é para todos! Sem dúvidas é uma intervenção eficaz para uma ampla gama de problemas de saúde física e mental da humanidade. Nos últimos anos, e especialmente nos últimos meses, o Mindfulness virou manchete em publicações importantes de jornais e revistas populares e tem sido mencionado em muitos artigos científicos.

Sendo assim, procuramos compreender a fundo o valor da experiência do usuário no desenvolvimento de uma interface de aplicativo para as práticas de Mindfulness, e como sua aplicação pode trazer um feedback positivo, gerando uma melhor percepção do produto, da marca e do nosso objetivo maior: a vida.

Vale ressaltar: para fazer a diferença, é preciso fazer algo diferente! Nós, acreditamos nisso!

Apresentação Final para a Disciplina

Foram realizadas duas apresentações, a primeira diretamente voltada ao aplicativo mostrando suas peculiaridades, funções e aplicações.

Clique aqui para ter acesso.

 

A segunda apresentação foi gerada para a apresentação integrada mostrando as especificações e funções dos projetos em integração.

Clique aqui para ter acesso.

Flow - Aplicativo Mindfulness

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais