Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Projeto Integrado
Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo
Equipe
georgia schmaedecke, Rafael de Melo Bastos de Lima
Orientador(es)
Heli Meurer, claudio salvalaio
20 de Julho de 2017
Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo

Contextualização

Definição do Tema

Tema

Uma peça de vestuário com algum dispositivo que amenize os danos de possíveis quedas de seus usuários, tentando evitar possíveis lesões ou fraturas. Este dispositivo será conectado à um sistema on-line, que seria acessado por outras pessoas através de aplicativo/site. O dispositivo enviará alguns dados relevantes para as pessoas que acompanham o usuário, como localização, batimento cardíaco, temperatura corporal, entre outros.

 

Justificativa

Para elaboração do projeto, foram coletados alguns dados relevantes da Seniors Citizens Guide, que divulgou uma pesquisa sobre acidentes domésticos entre idosos nos Estados Unidos - 40% dos idosos americanos sofre algum tipo de queda por ano. Já em dados da National Cuncil on Aging, é afirmado que a cada 19 minutos um idoso morre por motivo de queda só nos Estados Unidos.

Tendo em vista estes dados, chegou-se ao principal objetivo deste projeto: desenvolver uma peça de vestuário/acessório que proporcionasse  aos seus usuários uma melhor qualidade vida, segurança e independência. Além disso, com um sistema on-line em que familiares e pessoas próximas possam acompanhar as atividades diárias, localização, funções vitais e atividades perigosas, como uma queda. Assim, pessoas ligadas à idosos podem seguir suas atividades diárias com um pouco mais de tranquilidade.

Nesse mesmo sistema, também serão armazenadas informações essenciais para um possível atendimento de emergência, que poderão ser acessadas pelo médico que recebera o paciente.

 

Público-alvo

Pessoas com mais de 65 anos de idade, que necessitam de cuidados especiais ou de monitoramento de familiares ou de pessoas próximas.

 

 

Relevância

A criação do produto reduz a taxa de morbidade de idosos, assim como seu trauma psicológico, previne lesões (comprovado que reduz até 90% do impacto), melhora a qualidade de vida, reduz a lotação em emergências e protege o usuário.
O desenvolvimento do software irá gerar maior controle dos médicos, redução de custos para usuário, para o plano de saúde e para os hospitais, diminuirá a lotação em emergências, as prescrições de remédios serão dadas com maior precisão, o tempo dos médicos e dos pacientes irá se reduzir, o diagnóstico será mais preciso, o atendimento emergencial no hospital será mais rápido e completo.  
Informações essenciais serão fornecidas aos médicos, como:  exames já realizados, medicamentos de uso contínuo e utilizados nos últimos 6 meses não contínuos, diagnóstico e lista de sintomas ou doenças, procedimentos e cirurgias realizadas, exames realizados.

Similares

Já exitem alguns produtos similares no mercado, como o Active Protective:

 

ActiveProtective-belt.jpg

 

 

Parceria

Georgia Schmitt Schmaedecke (Design de Moda)

Rafael de Melo Bastos de Lima (Design Gráfico)

 

 

Infográfico

 Info.png

 

 

Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo

Desconstrução (Análises)

Termos Pertinentes ao Projeto

Termos Pertinentes ao Projeto

O Objetivo ao listar alguns termos que são pertinentes ao projeto é expandir o conhecimento e a percepção para a construção do trabalho, como propões Gomes (2011). Alguns dos termos selecionados tem ligação direta com o conceito do projeto, como “saúde” e “monitorar”, enquanto outros são termos comuns para produção de um projeto de web, por exemplo.

info_termos-pertinentess-(1).png

Análise de Similares e Referências

Similares

Active Protective

A Active Protective foi fundada com crença de que as fraturas de quadril entre os adultos mais velhos, e suas consequências devastadoras, poderia ser evitado através do uso de tecnologia wearable. A partir de estudos das inúmeras possibilidades de quedas entre idosos, desenvolveram um dispositivo capaz de proteger o usuário em caso de queda. Usando um micro-airbag capaz de reduzir o impacto em até 90%. A empresa também desenvolve formas de monitorar e acompanhar a saúde de idosos através de wearables.

 

 

Hip-Hope

A empresa israelense Hip-Hope Technologies Ltd, fundada em 2011, com a motivação de desenvolver produtos viáveis no combate aos inúmeros casos de fraturas de quadril em idosos, ocasionados por quedas. A empresa foi fundada com o intuito de quebrar paradigmas, conseguindo empregar ideias inventivas e gerar grandes inovações tecnológicas.  

 

Tecnosenior

Fundada em 2011, a Tecnosenior distribui e desenvolve produtos inovadores para o monitoramento de emergência pessoal, aliando o conhecimento das necessidades dos idosos às mais modernas tecnologias assistivas disponíveis no mercado internacional. empresa é formada por profissionais com ampla experiência em tecnologia e o público de idosos, o que nos permite oferecer opções de produtos e serviços inovadores e de qualidade, garantindo segurança e conforto para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos usuários. Acompanhamos de perto o desenvolvimento e as tendências do mercado de tele-assistência ao redor do mundo. A Tecnosenior importa, adapta e desenvolve os melhores produtos do mercado, criando soluções eficientes para suprir as necessidades dos clientes.

 

Análise de Logotipos

análise_assinatura.png

 

Análise de Funcionalidade dos Sites

info_descontrução_site.png

 

Active Protective

análise_01.png

 

 

1 - A Marca é mantida no topo esquerdo da página. É composta por um símbolo e um logotipo. O símbolo é representado em dois tons de azul. O logotipo usa dois pesos na tipografia. Cada peso é representado por uma cor: em negrito azul e a light em verde. Clicando no logotipo, o usuário é levado ao home do site.

2 - O menu é composto por 7 itens e fica localizado no topo direito da página. Na versão responsiva para celulares e tablets, o menu passa a ser o menu hambúrguer. Aqui percebe-se um problema: quando o cursor do mouse se posiciona acima de algum item do menu ocorre uma pequena mudança de cor, que é quase imperceptível.  

3 - Ao lado do menu existe a opção de busca, representada por uma lupa. Para habilitá-lo, é necessário clicar no ícone, abrindo o campo para inserir o texto.

 

análise_02.png

 

4 - Em alguns textos, existem palavras destacadas com a mesma cor e o mesmo peso do menu no topo da página. Isso pode acabar confundindo o usuário, que é lavado a pensar que se trata de um link.

 

Hip-Hope

análise_05.png

 

1 - A Marca é mantida no topo esquerdo da página. É composta por um símbolo e um logotipo. O símbolo é uma representação da letra “H” e, ao mesmo tempo, uma metáfora da forma humana. Uma pessoa com os braços para o alto, sendo que os braços são representados pelas duas astes superiores da letra. A barra do “H” representa o equipamento Hip-Hope, que é um cinto equipado com airbag. O logotipo é composto por uma fonte sem serifa. O logotipo usa duas cores.

2 - O menu é composto por 6 itens e fica localizado no topo direito da página. Na versão responsiva para celulares e tablets, o menu passa a ser o menu hambúrguer. Quando o mouse passa por algum item do menu, o background da palavra muda de cor. Apesar de não ter uma aparência agradável, o menu dá feedback razoável para o usuário.

3 - Em destaque na página home, um vídeo sobre o funcionamento do equipamento. Para exibir o vídeo, é usado o player do Youtube, deixando a página com menos identidade e descaracterizada.

4 - Ainda nos destaques, porém do lado oposto do player do Youtube, existem mais informações sobre o funcionamento do equipamento. Ao final de um pequeno texto explicativo há um botão na cor amarela (único momento que esta cor é usada na página) que causa um contraste bastante incomodo com a cor de fundo.

5 - Um ponto problemático recorrente na página, são links difíceis de serem reconhecidos como tal. Áreas de texto clicáveis, como mostrada no exemplo acima, passam completamente despercebidas.

6 - Último destaque da página home, três imagens com legendas com mais informações sobre o funcionamento do equipamento. Nenhuma das imagens ou textos é clicável.

 

Tecnosenior

análise_03.png

 

1 - Junto ao cabeçalho, acima do logotipo, estão localizados os ícones de integração com as redes sociais. Quando o cursor do mouse passa pelo ícone, o backgroud muda de cor.

2 - A Marca é mantida no topo esquerdo da página. É composta apenas pelo logotipo, que tem um ícone representando uma figura humana no lugar da letra “i”. O logotipo é composto por uma tipografia sem serifa. É composto por duas cores, sendo que a tipografia usa a cor cinza, enquanto o ícone usa a cor azul.

3 - Na mesma linha onde estão os ícones das redes sociais, estão localizadas algumas informações institucionais, como o endereço de sua sede, os telefones e o e-mail de contato.

4 - O menu é composto por 6 itens e fica localizado no topo direito da página. Na versão responsiva para celulares e tablets, o menu passa a ser o menu hambúrguer. Quando o mouse passa por algum item do menu, a palavra muda de cor, dando um bom feedback para o usuário.

 

análise_04.png

 

5 - Alguns elementos na página home, quando selecionados, mostram informações complementares.

6 - Os produtos vendidos através do site estão na página home, sendo que as imagens funcionam como botões. Quando o cursor é colocado acima das imagens, ela aumenta o seu tamanho, e o seu background muda de cor. Esse comportamento deixa claro para o usuário que o elemento é um botão/link.

7 - As informações sobre a empresa são expostas através de um menu accordion. Esse tipo de elemento funciona muito bem na versão mobile, já que a página é responsiva.

8 - Um formulário para contato fica localizado junto ao rodapé da página home. Quando ativado, o formulário tem uma margem azul, deixando claro para o usuário o que ele está preenchendo. O botão de envio tem um contraste satisfatório, sendo que seu background muda de cor quando o cursor está acima. Em caso de erro, como a falta de algum campo ser preenchido, uma mensagem de erro surge na mesma linha do local que deve ser corrigido, facilitando para o usuário.

 

Referências

ICare Health Studio 

ICare Health Studio é uma empresa de Internet móvel especializada em serviços de saúde móvel, sendo que no momento, é a líder mundial do segmento. O objetivo é monitorar as funções vitais do usuário, armazenando os dados para controle. Para detectar os sinais vitais dos usuários, usa apenas o aparelho de telefone. O aplicativo também envia alertas para os seus usuários, com lembretes de alimentação, medicação, entre outros.

 

 

Monbaby

 

Sistema que coleta dados dos bebês através de um equipamento com sensores. Desta forma, consegue captar sinais vitais e monitorar os movimentos. Através de um aplicativo, os pais conseguem supervisionar a criança. Quando necessário, no caso de algum risco à criança, é disparado um alarme no app, avisando os pais de que algo incomum está acontecendo.

 

Razer Nabu

Uma smartband que tem como principal diferença em relação ao modelo anterior a ausência de um display. No lugar, três LEDs que piscam e avisam quando há uma notificação. Diferentes combinações de cores têm significados diferentes — e, depois de interpretá-lo, você precisa pegar o tablet ou o smartphone e conferir o conteúdo do que acabou de receber.

De resto, ela faz tudo o que uma pulseira inteligente costuma fazer: realizar avisos, servir como auxiliar em atividades físicas e conectar-se com diversos aplicativos de um dispositivo móvel pareado. Há ainda funções especiais para gamers, como notificações sobre eventos dentro de um jogo. A bateria dura de cinco a sete dias e há pequena resistência ao contato com a água.

 

Análise de Logotipos

info_descontrução_referências.png

 

 

Análise de Funcionalidade dos Aplicativos

ICare Health Studio 

info_descontrução_NABU.png

 

Funcionalidades

iCare Monitor de saúde pode medir a pressão arterial, frequência cardíaca, visão, audição, frequência respiratória por telefone. A premissa do aplicativo é que, usando apenas o seu próprio smartphone, o usuário pode conferir os seus sinais vitais. Para isso, o telefone tem que ter pelo menos uma câmera com flash.

Abaixo, algumas das funções do aplicativo:

 

    ► Medição de pressão arterial

    ► Medição de frequência cardíaca

    ► Medição de oxigênio no sangue

    ► Medição de frequência respiratória

    ► Medição Visão / teste do olho

    ► Medição de audiência / teste de audição

    ► Medição da capacidade pulmonar

    ► Armazenamento de dados ilimitado

    ► Exportar dados para usuários registrados

 

Vantagens

    ► Armazena e compartilha dados sobre a saúde do usuário

    ► Sem necessidade de qualquer outro dispositivo

    ► Taxa de erro é baixa

 

Desvantagens

    ► Excesso de funcionalidades pode confundir o usuário

    ► Interface poluída com muitas opções

 

Monbaby

info_descontrução_MONBABY.png

 

Funcionalidades

O Monbaby usa uma tecnologia que pode ser aplicada em usuários de outras idades, como idosos, por exemplo. O Monbaby faz a medição e classificação dos movimentos, posição, orientação e os níveis de atividade, enviando via aplicativo para os smartphones dos pais ou do usuário responsável. Ele inclusive consegue detectar a respiração do usuário. Caso os níveis não se enquadrem com o normal, envia um alarme para os pais que monitoram a criança.

Abaixo, algumas das funções do aplicativo:

 

    ► Monitora o sono

    ► Medição da frequência cardíaca

    ► Medição de oxigênio no sangue

    ► Medição de frequência respiratória

    ► Envia alarme em caso de risco

 

Vantagens

    ► Armazena e compartilha dados sobre a saúde do usuário

    ► O equipamento que fica fixado no usuário é ergonômico e confortável

    ► Interface com boa usabilidade

 

Desvantagens

    ► Para o aplicativo funcionar, é necessária a compra do dispositivo

 

Razer Nabu

info_descontrução_nabu.png

 

Funcionalidades

O novo Razer Nabu X Smartband é um dos produtos mais inovadores da Razer. A empresa pioneira em acessórios para gamers, como teclados e mouses, foi bastante inovadora com o Nabu X. através de seu aplicativo, é possível configurar o wearable para monitorar diversas situações do dia a dia, como a quantidade de passos, calorias queimadas e até mesmo as horas de sono. Esses dados ficam armazenados e podem ser compartilhados com outros usuários. Ainda pelo app, pode-se fazer a configuração para a pulseira reagir à notificações, como e-mails, mensagens ou ligações.  

Abaixo, algumas das funções do aplicativo:

 

    ► Monitora o sono

    ► Pedômetro

    ► Contador de calorias

    ► Monitora o sono

    ► Envia notificações

 

Vantagens

    ► Armazena e compartilha dados sobre a saúde do usuário

    ► O equipamento que fica fixado no usuário é ergonômico e confortável

    ► Interface com boa usabilidade

    ► Reage à notificações como e-mail e até Facebook

    ► Pode ser vinculado à sua conta Razer

    ► Pode ser vinculado à outros aplicativos, como o Google Fit, por exemplo

 

 

Resultados

Verificação

Baseado nas analises de similares e referências, foram estabelecidas uma série de requisitos que devem fazer parte da elaboração do projeto. Estes requisitos devem servir como guia para o andamento do projeto.

resultados.png

Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo

Reconstrução (Geração de Alternativas A)

Definição das Funcionalidades e Conteúdos

A seguir estão listada as principais funcionalidades e conteúdos pertencentes ao aplicativo que está sendo idealizado neste projeto.

 

Cadastro e Login

O aplicativo só poderá ser utilizado após o cadastro do usuário. Esse usuário vai necessitar parear os seu smartphone com um wearable para acessar as funcionalidades do app. Cada wearable dá acesso à funcionalidades diferentes que poderão ser cadastradas na conta do usuário através de um código de identificação.

 

Menu

O aplicativo terá dois tipos de menu: um menu em gaveta com as configurações de usuário e um menu para navegação, que ficará na base da tela.

 

Alarme

A funcionalidade de alarme será utilizada em casos críticos, caso alguma função vital tenha níveis considerados anormais ou em caso de uma queda. O aplicativo também enviara pequenos alertas atualizando a situação da pessoa acompanhada.

 

Análise das Funções Vitais

O aplicativo vai receber informações sobre as funções vitais captadas pelos wearables compatíveis. Essas informações vão estar disponíveis dentro do perfil da pessoa acompanhada. Cada uma das funções vitais terá uma margem de segurança, que vai definir o status de saúde dessa pessoa.

 

Atividade

Nesta funcionalidade, o usuário vai poder ter acesso à atividade diária da pessoa acompanhada, mostrando o quanto ela caminhou, por exemplo.

 

Localização

Com a função de localização, o usuário pode visualizar o locar onde a pessoa acompanhada está no momento.

 

Perfil para cada acompanhamento

Cada pessoa acompanhada vai ter um perfil, com foto e informações básicas para visualização de todos os usuários. Entre estas informações estarão os medicamentos que o idoso usa, as suas necessidades especiais, tipo sanguíneo, alergias, etc. Telefones e e-mails para contato em caso de emergência também vão fazer parte desta funcionalidade.

 

Histórico

A função visa oferecer as informações necessárias para algum possível atendimento de emergência ou, até mesmo, para o acompanhamento de um médico responsável. Esse histórico pode ser editado pelo usuário do aplicativo, que vai salvar essas informações em nuvem. O grande desafio desta funcionalidade são as formas dela ser acessada.  O objetivo é que este histórico possa ser acessado por não usuários em caso de emergência. Uma hipótese é que o wearable possa ser pareado com um smartphone e, logo em seguida, direcioná-lo para a página do histórico e com o perfil. Isso possibilitaria um atendimento de emergência muito mais seguro e preciso.

Storytelling

Este projeto conta com mais de uma forma de interação, já que ele tem um público homogêneo. Foi necessário desenvolver três narrativas diferentes para conseguir abranger as suas funcionalidades. A seguir, pode-se contemplar em cada uma das narrativas uma forma diferenciada de interação.

 

storytelling.png

Wireflow com a Descrição da Interação

A prototipagem é a criação de modelos simples e incompletos de um design que oferecem ao designer insights essências sobre os requisitos de concepção no mundo real, além de um método de visualizar, avaliar, aprender e melhorar as especificações antes da entrega. (BUTLER, HOLDEN e LIDWELL. 2010)

O protótipo tem como telas iniciais uma pequena apresentação do app, evidenciando as vantagens de usar esse sistema. Após essa apresentação, o usuário é encaminhado para a tela de login ou de cadastro. Após fazer o cadastro ele é direcionado para tela de login, onde pode acessar a sua conta.

A tela inicia é onde ele pode visualizar a todos os acompanhamentos cadastrados. Aqui já é possível ver o menu em gaveta tocando no pictograma que o representa. Também há um botão para cadastrar novas pessoas para acompanhamento. Ele leva para uma tela onde deve-se preencher com os dados e informações relevantes. Aqui também pode-se carregar uma foto do acompanhado. Após efetuado o cadastro, o usuário é levado novamente para a tela principal, onde já pode visualizar a nova inclusão.

Abaixo da foto das pessoas acompanhadas há seu nome e seu status. Ainda deve-se definir cada status. Apertando na foto, o usuário é encaminhado para o menu do acompanhado.  Neste protótipo há quatro alternativas: batimento cardíaco, atividade, horas de sono e localização. Duas dessas atividades estão funcionais no protótipo, apertando em localização ou atividade, pode-se ver como funcionarão.

 

Para acessar o protótipo, clique no link abaixo.

Visualizar Protótipo

 

Wireflow-com-a-Descrição-da-Interação.png

Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo

Identidade e Diferenciação

Desenvolvimento da Assinatura Visual

Moodboard

Para auxiliar a criação do conceito visual da marca Airsafe, foi criado um painel de referências visuais. O objetivo deste painel é trazer à tona, previamente, a atmosfera do projeto.

moodboard.png

Para a criação da identidade visual, foram definidos os seguintes conceitos:

Segurança, Autonomia e Liberdade.

O objetivo é que o símbolo transmitisse essa ideia quando observado pelo usuário. A forma triangular, com uma base larga, transmitindo a sensação de segurança. A forma triangular também remete à silhueta da letra inicial da marca: Airsafe. 

O símbolo é composto por três módulos. Dois ficam na base e são exatamente iguais, porém refletidos. O módulo que fica acima é diferente. Cada um dos módulos representa um tipo de usuário. Um dos módulos da base representa os familiares que acompanham os idosos através do aplicativo. O outro representa os profissionais da saúde, que podem acompanhar o idoso através do sistema ou, também, em uma eventual emergência. Por fim, o módulo superior representa o idoso, que tem em sua base familiares e profissionais para lhe proporcionar segurança. último detalhe ,e que os módulos não se tocam, o que transmite o sentimento de autonomia.

3-coisas.png

Os três módulos reunidos, além de formar um triângulo que remete à silhueta da letra "A", também formam uma figura humana. O espaço interno que se forma entre os módulos forma uma figura humana com os braços abertos e erguidos, que tem o objetivo de representar o conceito de liberdade.

 

Logo-gif.gif

 

Assinatura horizontal preferencial, composta por símbolo, logotipo e decodificador Essa versão monocromática deve ser utilizada nos fundos coloridos.

assinatura-vertical.png

 

Assinatura vertical preferencial, composta por símbolo e logotipo. Essa versão monocromática deve ser utilizada nos fundos coloridos.

assinatura-vertica.png

 

Assinatura horizontal sólida, composta por símbolo, logotipo e decodificador Essa versão monocromática deve ser utilizada nos fundos coloridos.

solido.png

 

 

banner.png

 

Escolha Tipográfica

Roboto é uma família de caracteres de tipo sem serifa. Foi desenvolvida pelo designer Christian Robertson para a Google. Encomendada para se tornar a fonte do sistema operacional Android Ice Cream Sandwich. A fonte passou por algumas modificações ao longo dos anos, ocasionando algumas melhorias, já que sofreu algumas críticas por ter caracteres similares de outras várias fontes.

Foi escolhida para este projeto pelo fato de ser uma fonte versátil, com os estilos necessários para a sua elaboração. Outro ator considerável é a que ela foi desenvolvida para ser utilizada em smartphones (com sistema Android), o que faz dela uma fonte que pode gerar familiaridade com os usuários.

A Google descreve a fonte como "moderno, mas acessível" e "emocional". A família de fontes inteira está oficialmente disponível para download gratuito em 12 de janeiro de 2012 sobre o recém lançado site do Android. A versão da família escolhida para ser usada neste projeto inclui os estilos regulares e italicos de larguras Thin, Light, Regular, Medium, Bold, Black.

tipografia.png

Escolha do Padrão cromático

discp.png

cor2.png

Definição Imagética

Os principais pictogramas serão os que definirão ações dentro do app. Distribuídos em dois grupos distintos: menu gaveta e menu de navegação. Os que compões o menu gaveta terão como finalidade definir as configurações da aplicação e as preferências de usuário. Já os localizados no menu de navegação tem como objetivo auxiliar na navegação entre as seções do sistema. essa divisão em duas modalidades foi percebida na maioria das referências analisadas, característica que se mostrou muito útil para a navegabilidade.

Além desses pictogramas, também haverá um launcher icon. Este é o ícone de inicialização do aplicativo a partir da Home. Como este é o primeiro contato que o usuário terá com a sua marca, vão haver conceitos da sua identidade visual como formas, cores ou até mesmo utilizar o seu logotipo. O launcher icon pode ser utilizando também ao longo da barra de ação em todas as telas do aplicativo.

Por fim, os ícones de alerta, que passam uma mensagem clara do que está ocorrendo (principalmente em algum alerta de risco). Esses ícones vão aparecer tanto na barra superior como no momento quem que o alarme de risco ao monitorado disparar.

Os ícones e pictogramas que serão utilizados neste projeto, fazem parte da Material Design (https://material.io/icons/), bibliotecas de materiais e componentes do Google. essa biblioteca de materiais foi escolhida por contar com ótimos componentes, além de ser gratuita. 

iPhone 67 – 1.png

Diferenciação

A identidade visual da Marca Airface foi apresentada para 14 pessoas para que pudessem analisá-la. Em seguida, foi solicitado que marcassem o posicionamento da marca em um gráfico, um plano cartesiano com as seguintes especificações: na parte superior do eixo y ficava localizada a característica “Minimalista", na parte inferior, “Complexo”. Na esquerda do eixo x, "Informal", na direita, "Formal".

Como resultado observou-se que, no primeiro quadrante (Minimalista/Formal) 6 pessoas. No segundo quadrante (Complexo/Formal), foram 7 pessoas. No terceiro quadrante (Informal/Complexo), 1 pessoa. No quarto quadrante (Informal/Complexa), nenhuma pessoa.Diferenciação.png

O objetivo, desde o princípio, era a criação de uma Marca que tivesse a formalidade como característica. O resultado desta análise demonstra que o objetivo foi alcançado, porém, a Marca se propõe minimalista, o que não foi percebido pelas pessoas que foram consultadas. É provável que esse resultado seja devido ao fato de que as pessoas que analisaram a Marca, não fizessem parte do público-alvo, ou, até mesmo, tenham ficado em dúvida com o significado da nomenclatura.

Desenho das telas da interface

telas.png

Protótipo Interativo

Protótipo desenvolvido no Adobe XD. Simula uma interação onde o usuário realiza seu cadastro e também cadastra novos acompanhamentos. Pode-se acessar ao menu de configuração do aplicativo e também ao Perfil do usuário.

Apos cadastrar um novo acompanhamento, é possível verificar o status dos idosos monitorados. menu de navegação tem exemplos de suas funcionalidades.

 

Para visualizar o protótipo na página da Adobe acesse.

Considerações finais

Quando demos início a este projeto, não tínhamos ideia do quanto ele poderia crescer. O projeto revelou-se promissor e com muitas possibilidades. As pesquisas realizadas para a sua elaboração, apontam que existe um grande mercado, onde o seu público-alvo aumenta cada vez mais.

Além de questões mercadológicas, este projeto se mostra de grande impacto social, que, se aplicado da forma correta, tem capacidade para obter ótimos resultados. O trabalho sempre foi realizado tendo em mente os objetivos de melhorar a qualidade de vida de idosos, oferecendo-lhes segurança sem privá-los de autonomia e liberdade.

Por fim, foi uma grande oportunidade de aprendizagem, onde a integração entre os cursos foi determinante em todas as suas etapas. É seguro afirmar que, a experiência obtida neste projeto, vai ser muito importante para a formação profissional de todos os envolvidos.

Apresentação Final para a Disciplina

Para visualizar a apresentação, acesse.

y.jpg

Vestuário para Idosos com Monitoramento Através de Aplicativo

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais

  • https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/utilizador - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/responsividade - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_vestível - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_móvel - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://pt.wikipedia.org/wiki/Site - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://pt.wikipedia.org/wiki/Usabilidade - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://dicionariodoaurelio.com/independencia - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://dicionariodoaurelio.com/seguranca - Acesso em: 24 de abril de 2017. https://dicionariodoaurelio.com/monitorar - Acesso em: 24 de abril de 2017.