Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
FAPA: Acompanhamento Escolar: Escolas Públicas RS
Escola Fácil
Equipe
Alana Fernandes, Ariel Ecker, Davi Carvalho, Eduardo Meneses, Lucas Rogério Masotti, Priscila Hermann
Orientador(es)
Heli Meurer, Gustavo Demarchi
11 de Abril de 2018
Escola Fácil

Observação

Cenário

Cenario.png

Fase de observação:

Esta fase tem como objetivo angariar informações chave para o desenvolvimento do projeto e que serão fundamentais para a construção e clarificação do Design Thinking Canvas.

 

Cenário: Informações inerentes ao espaço físico/digital e tal como o publico alvo e razão. 

Onde: Escolas Públicos

Quando: Durante o ano inteiro, nas diversas etapas do processo escolar.

Quem: Pais, mães e tutores de crianças e jovens em idade escolar,.

Por que: Para facilitar o processo de matrícula e acompanhamento da vida escolar dos filhos em escolas públicas.

 

Personas

Persona.png

Personas:

Nesta etapa busca-se trazer informações relevantes ao usuário típico da aplicação ao qual estamos projetando.

Persona: Dulce, diarista tem 36 anos e é mãe de 6 filhos, mora na periferia e utiliza smartphone.

Atividade: Dulce precisa matricular os filhos na escola.

Atividade: Dulce precisa procurar novas escolas de acordo com a localização de sua residência.

Atividade: Dulce sempre que possível acompanha o desenvolvimento escolar de seus filhos. 

Em suma, Dulce deseja que os filhos não vivam a realidade da periferia. Ela acredita que através dos estudos os filhos ficarão no caminho certo para serem bem sucedidos e fugirem da realidade da realidade cruel que assola muitos jovens.

Oportunidade

Oportunidade.png

Oportunidade:

Uma etapa chave para analisar as atividades das personas e assim entender os problemas e prospectar ideias e oportunidade de solução.

Oportunidade: Auxiliar pais, mães e tutores a gerenciar e participar mais da vida escolar dos seus filhos.

Problema: Não há uma fonte segura que descreva os recursos, atividades e qualidade de ensino das escolas.

Problema: Dulce não pode ir em horário comercial até a secretaria da educação e fazer as matriculas dos filhos.

Problema: É difícil para Dulce acompanhar o rendimento de cada filho pois estudam em escolas e turnos diferentes. 

Concorrentes

Capture.PNG

Referências:

Nesta etapa busca-se analisar outras ferramentas que tenham propósitos semelhantes ao qual terão particularidades que podem vir a calhar ao nosso projeto, tal como podem vir a contribuir para novas ideias.

Busão escolar: App que reúne funcionalidades para motoristas de vans escolares e facilita acompanhamento dos pais. 

ClassApp: App para acompanhamento  escolar que integra a comunicação entre a escola e os pais.

Matrícula Amazonas: App para matrícula em escolas públicas no estado do Amazonas.

Escola Direta: App para acompanhamento da rotina escolar.

Escola Fácil

Concepção

Experiência do usuário

Exp us.PNG

Concepção: Nesta fase  busca-se entender a aplicabilidade da ideias até então levantadas e enquadra-las ao que tange a necessidade de uso da nossa aplicação.

 

Experiência do usuário:

Nesta etapa busca-se entender como seria o uso e difusão do App no dia a dia dos usuários, basicamente o ciclo que vai desde a descoberto até o descarte.

Descoberta: Dulce conhece o aplicativo através de uma amiga que pega ônibus junto com ela.

Abertura: Dulce baixa o App em seu novo smartphone e faz o login com CPF e uma senha que ela criou.

Engajamento: Dulce usa o app todos os dias desde a sua saída de casa para o trabalho.

Divulgação: A divulgação do App é mais eficaz no "boca a boca", visto que a sua facilidade se tornou popular entre os pais. 

Descarte: Assim que não desejar mais usar. Dulce simplesmente pode desinstalar o App de seu smartphone.

Diferenciação

diferenciaçao.PNG

Diferenciação: 

Em suma é deixar de forma clara e objetiva o que nos diferencia de outros App ou serviços já existentes.

Diferencial: Fornecer uma opção de matrícula e acompanhamento facilitado do aluno, sem custos e com enfoque na classe C.

Mercado: Gratuito para todos os usuários.

Domínio: Matrícula facilitada e acompanhamento do desempenho escolar do aluno. Opções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Tecnológico: Integração com todas as escolas municipais(integração inicial) e baixo uso de dados a fim de suportar conexões lentas/limitadas.

Proposta de valor

CurvaDeValor.png

Proposta de valor:

Etapa busca-se destacar os nossos diferenciais junto das nossas referências. O quão as nossas features se diferenciam das referencias e o quão precisamos melhorar para nos tornarmos uma. 

O que propomos?

O escola fácil busca um mercado que até então não visado pelas nossas referências. Nós além de buscarmos atender um nicho classe C, também buscamos trazer meios e facilidades que até então só estavam presentes no cotidiano das outras classes e meios privados.

Nós não só buscamos trazer facilidade, mas também qualidade de vida aos nossos usuários, nossas funcionalidades trarão mais expectativas e contribuirá para o sonho de um Brasil melhor.

Ideação

ideação.PNG

Ideação:

Nesta fase busca-se explorar ideias e soluções com base nas influências e problemas até então levantados. 

Natureza: A coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguido ver o que os outros não vêem.

Artificial: O Robo do BBB ilustra a popularidade por estar inseridos em todas as classes e também denota a tecnologia usada no auxilio do monitoramento de pessoas.

Ideias:

Reforço escolar:

Quando o aluno está com nota baixa, o sistema sugere professores e grupos de estudos/reforço da sua localidade no objetivo de auxiliar o aluno a atingir a aprovação.

Primeiro emprego:

Ao filho chegar ao ensino médio/16 anos, a aplicação irá avisar sobre oportunidades de estágio junto ao SINE e sugerir aos pais e alunos.

Pesquisar atividades extra curriculares:

Escolas que detenham atividades esportivas diferenciadas, tal como escolas que tenham aulas/oficinas técnicas. Ex: Escolas de ensino médio técnico.

Busca assistência social:

O sistema será capaz de encaminhar para assistência social mais próxima os pais e alunos que estejam passando por problemas ou necessidades. 

Solução

Solução.PNG

Solução:

Nesta etapa busca-se priorizar as ideias de acordo com a aplicabilidade de cada uma, através das heurísticas faz-se possível uma análise dos requisitos e da necessidade de cada ideia, tal como possíveis restrições legais . 

Escola Fácil

Configuração

Função

Funçãó.PNG

Configuração:

Nesta fase busca-se descrever e analisar as funções da aplicação através de dois conjuntos de ciclos iterativos. Estes visam facilitar a comunicação da equipe e stakeholders. 

Função: Aqui visa-se focar nas funcionalidades centrais da aplicação ao qual o usuário terá maior contato.

Forma

forma2.PNG

A partir de aplicativos utilizados como referencia, foram analisados a estética de ambos e definidos alguns parâmetros para o Escola Fácil:

  • Flat Design: o uso de gradientes, alem de deixar a aplicação mais pesada, pode interferir na facilidade de entendimento dos elementos da interface.

  • Cores Predominantes: as cores mais utilizadas em temáticas escolares são o azul e o verde, portanto, ao utilizar-se dessas cores, o app se caracteriza como um serviço relacionado ao tema.

  • Minimalismo: Com vistas a facilitar o uso e também deixar a aplicação o mais leve possível, a interface sera minimalista, com tópicos, áreas e tipografia com hierarquia clara e bastante espaçamento entre os itens. 

  • Iconografia: Também com o intuito de facilitar o uso, fazendo com que o mesmo se torne intuitivo, sera adotado o uso de ícones flat que traduzam a função de botoes e funções do app.

Escola Fácil

Publicação

Aquisição

aquisicao2.PNG

Nesta fase busca-se organizar as estratégias e formas de atrair a atenção de potenciais usuários.

A divulgação do Escola Fácil sera feito através das redes sociais, assim como em cartazes afixados nas escolas e na secretaria de educação.

Para ter acesso ao app, o link para download do mesmo devera estar disponível nas redes sociais, no site do app e nos portais de educação do governo.

Através dos dados de engajamento das campanhas veiculadas nas redes sociais, sera possível perceber que os potenciais usuários ficaram sabendo da existencia do app.

Alem disso, ha como saber se os potenciais usuários realmente ficaram interessados no app a partir dos números de downloads do mesmo na PlayStore.

Retenção

retencao.PNG

Nesta fase busca-se organizar as estratégias para gerar fidelidade ao serviço projetado.

Para que seja estimulado o uso recorrente do Escola Fácil, o app enviara notificações push no celular para lembrar os responsáveis de acompanhar a vida escolar dos filhos.

Por ser uma solução simples e gratuita, que resolve situações demoradas, burocráticas e que dependem de deslocamento, facilmente os usuários terão fidelidade ao app.

Através do numero de matriculas e rematriculas feitas pelo app, há como saber se os usuários continuam usando o Escola Fácil, assim como tambéé possível saber a partir de relatórios das escolas que mostram se os pais estão acompanhando as notificações enviadas diretamente pela escola.

O feedback nas redes sociais podem nos mostrar se o publico ainda esta interessado no app.

Monetização

Monetizacao.PNG

Monetização:

Nesta fase busca-se organizar as estratégias e formas de começar e manter a aplicação funcionando. Afinal, o projeto tem custos antes, durante e após o desenvolvimento. 

O Escola Fácil será financiado pelo estado, porém há a possibilidade de organizações/entidades contribuírem e terem seu logo divulgado na tela inicial do app.  

Validação

Validação:

A etapa da validação não é aplicável para o aplicativo Escola Fácil. Esta etapa requer uma fase de testes com os usuários que representem o perfil do usuário final, neste projeto estamos operando com personas fictícias. 

Aqui poderemos ter a noção real sobre o produto desenvolvido antes de lançar e assim validar se atingimos o que os usuários realmente esperam.

A imagem abaixo exemplifica de forma caricata uma situação de requisitos/desenvolvimento que se assemelha a um risco que pode muito bem ocorrer na durante o desenvolvimento do projeto/Canvas.

projeto.jpg

Mockup Final

Mockup:

 Nesta fase do projeto focamos no desenvolvimento do mockup MVP (Produto viável mínimo) do projeto Escola Fácil. Aqui conseguimos ter uma noção de como seria o produto na mão do nosso usuário final e de como seriam suas transições e navegação dentre as funcionalidades por nos oferecidas.

https://marvelapp.com/29e60hh

 

Escola Fácil

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais