Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Ensinando Algo Através de Vídeo/Animação
Guia Básico de Futebol
Equipe
Gabriela Nonnenmacher
Orientador(es)
Heli Meurer, Rafael Peduzzi, Felipe Frosi
30 de Agosto de 2017
Guia Básico de Futebol

Ensinando Algo através da Hipermídia

Apresentação do Tema

titles01.png

Nenhum esporte no mundo desperta tanto interesse popular quanto o futebol. Sua principal competição, a Copa do Mundo, reúne, desde a fase de classificação, cerca de 130 países e milhões de espectadores no mais importante evento do mundo esportivo. 

Futebol é um esporte disputado entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, com o objetivo de colocá-la dentro do gol ou meta. A partida divide-se em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. O tempo de jogo pode ser prorrogado por acidente ou qualquer outra causa a critério do juiz. A equipe vencedora é a que faz o maior número de gols.

No futebol, como em qualquer esporte, existem regras. A instituição internacional responsável pela regulação e manutenção das regras do futebol é a FIFA, através da International Football Association Board. A IFAB é o órgão de decisão universal das Regras do Jogo do futebol. Seus objetivos são os de salvaguardar, compilar e alterar as regras que se aplicam ao futebol mundial, garantindo uniformidade e consistência em todo o mundo. A IFAB tem ainda o papel de preservar, controlar, estudar e aperfeiçoar as regras do futebol.

Visando isso, este projeto de vídeo tem como objetivo trazer uma explicação sucinta das principais regras de futebol existentes atualmente, através de uma animação 2d. Tem esse nome - Guia de Futebol para Alienígenas, porque teoricamente, todos que gostam de futebol conhecem as regras básicas. Contudo, são tantas e tão específicas que algumas são esquecidas ou confundidas. Quem não conhece, alienígenas - e humanos também, podem usar o vídeo para aprendê-las de forma simples e interativa. 

Roteiro/Script

titles02.png

- Introdução

- Campo de Jogo

Dimensões para jogos nacionais: o comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de meta.

• Comprimento (linhas laterais): mínimo 90 m / máximo 120 m

• Comprimento (linhas de meta): mínimo 45 m / máximo 90 m

Metas: são colocadas no centro de cada linha de meta, também chamadas de goleiras. 

A distância entre os dois postes é de 7,32 m e a distância da borda inferior da barra transversal ao chão é de 2,44 m.

- Bola

Toda bola deverá:

• ser esférica;

• ser feita de material adequado;

• ter circunferência de 70 cm no máximo e de 68 cm no mínimo;

• pesar no máximo 450 g e no mínimo 410 g no começo do jogo;

• ter pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2 ) ao nível do mar

- Jogadores

Número de Jogadores: as partidas são disputadas por duas equipes compostas por no máximo de 11 jogadores cada, um dos quais jogará como goleiro. Nenhum jogo começará nem continuará se uma ou ambas as equipes tiverem menos de sete jogadores.

Número de substituições: em uma partida só podem ser feitas no máximo três substituições, em qualquer jogo caracterizado como competição oficial organizada pela FIFA, pelas confederações ou pelas federações nacionais de futebol.

- Equipamento dos Jogadores

O equipamento obrigatório do jogador compõe-se das seguintes peças separadas:

• camiseta com mangas;

• calções;

• meias – se for usada fita adesiva ou qualquer material na parte exterior das meias, deve ser da mesma cor da parte da meia em que é aplicada ou que cobre;

• caneleiras – devem ser feitas de material apropriado, de modo a garantir uma proteção razoável e devem ser cobertas pelas meias;

• calçado.

O goleiro pode usar calças compridas

- Árbitro / Outros Oficiais de Arbitragem

O jogo é disputado sob o controle de um árbitro, que tem total autoridade para cumprir as regras do jogo.

Podem ser nomeados para o jogo outros oficiais de arbitragem (dois árbitros assistentes, quarto árbitro, dois árbitros assistentes adicionais e árbitro assistente reserva). Estes oficiais ajudarão o árbitro a controlar o jogo de acordo com as regras, sendo a decisão final tomada sempre pelo árbitro. 

- Início / Duração do Jogo

O jogo deve começar com um tiro inicial (saída) no início de cada um dos períodos, inclusive das prorrogações e depois que um gol for marcado. 

• a equipe que vencer o sorteio efetuado por meio de uma moeda escolhe a direção para onde quer jogar no primeiro período;

• a outra equipe dá o tiro inicial (saída);

• a equipe que ganhou o sorteio efetua o tiro de saída para iniciar o segundo período;

• no começo do segundo período as equipes trocam de campo e atacam na direção contrária à do primeiro período;

• após a marcação de um gol, a equipe que o sofrer dará o tiro de saída. 

O jogo terá duração de dois períodos iguais de 45 minutos cada.

Os jogadores têm direito a um intervalo entre os dois períodos, que não deve exceder 15 minutos.

Cada período deve ser acrescido do tempo perdido durante o jogo.

- Tiros Livres Direto e Indireto / Pênalti / Escanteio

Os tiros livres são direto (falta) e indireto (falta 2 toques) e são concedidos a favor da equipe adversária do jogador que cometer a falta ou infração.

Um tiro penal (pênalti) será marcado se um jogador cometer uma infração punível com tiro livre direto dentro de sua própria área penal. 

Um tiro de canto será marcado quando a bola ultrapassar completamente a linha de meta, pelo chão ou pelo alto, e tocada por último em um jogador da equipe defensora, sem que um gol haja sido marcado.

- Impedimento

Estar em posição de impedimento não constitui infração.

Um jogador estará em posição de impedimento quando:

• qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver na metade do campo adversário (excluindo a linha de meio de campo) e se;

• qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário.

As mãos e os braços dos jogadores, inclusive dos goleiros, não são considerados.

Um jogador não se encontrará em posição de impedimento quando estiver em linha com:

• o penúltimo adversário ou;

• os dois últimos adversários.

- Determinação do Resultado de um Jogo

Um gol será marcado quando a bola transpuser completamente a linha de meta, entre os postes e por baixo do travessão, desde que nenhuma infração às Leis do Jogo tenha sido previamente cometida pela equipe a favor da qual o gol seja marcado.

A equipe que marcar maior número de gols durante a partida será a vencedora. Quando as duas equipes marcarem o mesmo número de gols ou não marcarem nenhum, o jogo terminará empatado.

Se o regulamento da competição exigir que uma equipe seja declarada vencedora após um jogo ou após partidas de ida e volta que terminem empatadas, só são permitidos os seguintes critérios de desempate:

• regra de gols marcados fora de casa;

• prorrogação;

• tiros livres desde a marca penal. 

Definição dos cenários, personagens, atores ou locutores envolvidos

titles05.png

A partir da busca de referências foi criado um concept focado em cores. A ideia era abusar de preenchimento e stroke offset em background preto.

 colors.png

Como não teremos atores nem locutores envolvidos no vídeo, serão usados alguns textos para explicar as regras. Com isso, a tipografia torna-se muito importante pro projeto. 

 types.png

O cenário é o ambiente do futebol, com foco principalmente no campo, trazendo outros elementos de apoio, tais como: bola, jogadores representados por bolinhas, jogador representado por personagem, goleiras, redes etc. Todas as ilustrações que integram o projeto foram criadas no Adobe Illustrator.

Storyboard

titles03.png

O storybord é basicamente uma sequência de desenhos rápidos e com poucos detalhes que visa narrar as principais cenas de uma obra audiovisual. Nele apresenta-se o roteiro de forma bem objetiva. 

A partir dessa definição, desenhei o storyboard do meu projeto. 

Arquivo_000.png

Recursos Tecnológicos Necessários

titles04.png 

 software_hardwares.png

  • Adobe Illustrator CC 2017
  • Adobe After Effects CC 2017
  • Adobe Photoshop CC 2017
  • Adobe Premiere CC 2017
  • Notebook Dell Inspiron 5458
  • Mouse C3 Tech
  • iMac 21
  • Teclado Apple
  • Tablet Wacom Intuos Pro

Montagem, Edição e Sonoplastia

titles06.png

Para a produção do vídeo foram ilustradas 16 telas no Illustrator, conforme roteiro desenhado no storyboard.

As telas contém infos básicas sobre futebol, como medidas do campo, goleiras, bola, quantidade de jogadores, uniformes, arbitragem e sobre a partida em si, sendo vencedor quem fizer mais gols. 

Foram aplicados os conceitos propostos nas etapas anteriores, o resultado pode ser visto abaixo.

A moeda foi modelada e renderizada no Cinema4D. telas.png

Após isso, separei os layers de todas as telas no Ilustrator e fui passando os arquivos pro Affter Effects pra começar a animar. Além da animação de cada tela em si, também tem transições de uma para a outra.

Usei brushes pra entrada e saída de elementos e textos, escalar, rotacionar, mudar de posição e bastante trim paths, para revelar os contornos aos poucos. 

Quanto as transições, usei jump cuts, pan e zoom (movimentos de câmeras), brushes e elementos se sobrepondo.

Abaixo segue um print da workspace de uma das telas. print_workspace.png

Para finalizar, procurei áudios que ficassem legais pro meu vídeo na biblioteca do youtube específica pra isso, com licenças garantidas e atribuições não necessárias. Além disso, procurei alguns efeitos para as transições e para algumas cenas, como apito pro começo do jogo, chute pra hora que aparece a bola indo em direção ao gol e comemoração da torcida quando o gol sai. Juntei tudo no Premiere, renderizei em MP4 e fimmmm :)

 

Apresentação do Resultado Final

Segue o resultado final do meu projeto. Espero que gostem :)

Guia Básico de Futebol

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais

  • cdn.cbf.com.br/content/201612/20161220181822_0.pdf
  • cdn.cbf.com.br/content/201612/20161220181822_0.pdf