Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Projeto Integrado 2017 2
APP maneiro
Equipe
Rafael Boardmann
Orientador(es)
Heli Meurer, Jaire Passos
27 de Julho de 2018
APP maneiro

Contextualização

Introdução

01 - Introdução.png

Questões Projetuais

Está etapa inicial estabelece o rumo do projeto, com o Cenário, se analisa os problemas e descobri-se as soluções, assim temos para qual seguimento e público alvo se destinará e como se posicionará.

02 - a - Cenário.png 02 - b - Personas.png 02 - c - Propostade valor.png

Infográfico do Projeto

O infográfico faz um resumo breve e rápido da doença Artrite reumatoide, para ter uma percepção melhor desse problema.

03 - Infografico.png

APP maneiro

Desconstrução e Verificação

Termos Pertinentes ao Projeto

Os termos pertinentes são importante para que o público alvo tenha uma melhor percepção do projeto. Esclarecendo as palavras de maneira objetiva.

04 - Termos pertinentes.png

Análise concorrentes

Com analise dos concorrentes temos uma melhor percepção do que se tem no mercado, e assim temos algumas funções existentes para melhorar e outras novas para para explorar.

05 - a -  Analises.png 05 - b -  Analises.png.png

Analise Funcional e de Uso

Com a analise funcional e de uso, temos uma analise mais detalhada dos concorrente e assim conseguimos encontrar possíveis erros de projetos, e não torná-los a repetir. obtendo um melhor entendimento da ferramenta.

Também para criação de uma linguagem mais aproximada do publico e não tão distante do seguimento se faz uma analise da marca, tipográfica e cores, assim se consegue se diferenciar dos concorrentes sem se desconectar do seu segmento.

06 - Analise funcional.png

APP maneiro

Reconstrução

Definição das Funcionalidades e Conteúdos

A partir desta etapa começamos a criar o aplicativo, com os dados obtidos anteriormente se monta um fluxograma com as funções e conteúdo de cada tela.

Assim já estruturando todo o conteúdo para criação das telas.

 

07 - defenição func.png

Storytelling

Os Storytellings são situações hipotéticas criadas com os perfis dos personas, assim se tem um visão mais ampla das funções, descobrindo possíveis erros e criando novas funções se necessário.

08 - a - storytelling.png08 - b - storytelling.png08 - c - storytelling.png.png

APP maneiro

Identidade e Diferenciação

Desenvolvimento da Assinatura Visual

Está etapa é tão importante quanto as outras pois ela da o visual e os elementos gráficos para o aplicativo, definindo o nome, criando logo e decidindo as cores.

Uma marca bem desenvolvida é o primeiro passo para sucesso.

No primeiro momento foi feito uma processo de naming, com esse processo temos um pré conceito que será consolidado com a criação da identidade visual e a escolha das cores.

09 - a - naming.png09 - b - naming.png09 - c - naming.png

Escolha Tipográfica

Para a escolha da tipografia se escolheu a família da fonte Montserrat, ela possui diversos pesos e estilos para melhor hierarquia e legibilidade do texto. Além de ser uma fonte moderna e dinâmica.

10 - tipográfia.png

Escolha do Padrão Cromático

Como sitado anteriormente essa etapa da escolha do padrão cromático faz parte da criação da identidade visual. Pois ela define as cores corretas para não só para a identidade mas também para o aplicativo e para possíveis matérias de publicidade. É muito importante escolher corretamente as cores pois uma escolha bem feita, cria uma conexão entre o APP e o público alvo.

11 - padrão cromatico.png

Definição Imagética

Com as cores e o estado de arte do aplicativo definido se começa a imaginar e a desenhar os ícones para o aplicativo.

Os ícones auxilam o usuário a ter um percepção mas rápido da função. O ícone bem desenhando cumpre sua função  e agiliza o entendimento do usuário isso se chama "Affordance", que é o potencial de um objeto de ser usado como foi projetado para ser usado. 

12 - ICONES.png

Desenho das telas da interface

Para um melhor entendimento do aplicativo são exportadas todas as telas, (em alguns casos pode-se ampliar e imprimir para ter uma visão melhor das mesmas. Essas telas serviram para uma primeira prototipagem de uso.

13 - TELAS.png

Protótipo Interativo

Para o desenvolvimento do protótipo e das telas foi usado as ferramentas da Adobe como illustrator, Photoshop e XD e para o protótipo interativo se usou o Invision.

Com esse protótipo interativo se tem uma percepção geral e mais detalhada da usabilidade do App, assim podendo questionar certas funções e analisar mais afundo o mesmo.

Caso o protótipo interativo não abra Clique aqui.

Prancheta 20 cópia 5.png

 

Diferenciação

Prancheta 20 cópia 6.png

Analisando o aplicativo se notou que tem uma interface mais clean e descomplicada que os demais analisado, além de ser mais objetivo e servir de apoio para os usuários nas tarefas do dia-a-dia.

Considerações Finais

Prancheta 20 cópia 7.png

Este projeto foi desafiador, pois foi uma metodologia totalmente nova (projeto E), apesar de conhecer algumas.

Esse projeto exigiu muito disciplina e capacidade apesar de ter uma plataforma sensacional, ele demanda muita atenção e comprometimento.

Acredito que para os projetos futuros essa experiencia serviu para ver as possibilidades que temos.

Num contexto geral os dois projetos foram ótimos pois cada um tinha uma complexidade diferente e ambos tiveram soluções bem legais. E algo que foi imprescindível é a liberdade que a turma tinha para executar certas tarefas em casa isso parece ser ruim aos olhos de alguns mais é muito bem aproveitado por nos.

Até  próximo!!!

 

APP maneiro

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais