Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
UX ZS Sábado
Solução digital para o Sistema Único de Saúde
Equipe
Alexandra Kern, Marcelo Hahn, Maurício Cristani Buzata
Orientador(es)
Heli Meurer, Jaire Passos
11 de Abril de 2018
Solução digital para o Sistema Único de Saúde

Problema

O que Resolver?

INTERATIVIDADE ENTRE PACIENTE E SUS:

Através de uma pesquisa e execução de projeto, como canvas, conjunto de cartas e similares, o grupo pode explanar diversos problemas e temáticas populares do dia-a-dia. Apontou-se categorias de saúde, problemas psicológicos e financeiros, filas e similares. Após esse brainstorm de ideias, selecionou-se através de uma escala de pontos, a que mais parecia importante e primordial para ser solucionada, que foi:

A grande procura pelos serviços do SUS, inibem a agilização de processos internos e a facilitação de comunicação entre pacientes e o serviço exercido. 

Logo, como podemos melhorar a comunicação e interação entre os pacientes e o sistema de saúde governamental?

Dando sua sequência juntamente com coleta de dados e informações a respeito do contexto do projeto, pode-se estabelecer um público alvo, cenário e motivos pelos quais trabalhar em cima desta problemática. Assim, abaixo você poderá encontrar o passo-a-passo do desenvolvimento da solução digital oferecida pelo grupo, para o transtorno escolhido. 

Cenário

QUEM, ONDE, QUANDO E PORQUE?

Para a melhor assertividade do projeto, o método de design thinking aplicado recomenda que se aplique sobre o problema escolhido um cenário, especificando e gerando situações, informações sobre diferentes espaços físicos e sobre o público que os frequenta. Desta maneira, o profissional tenta prever oportunidades e acontecimentos que poderão ocorrer em sua experiência, e assim já prevenir e trabalhar em cima de futuras falhas e correções. 

Para o presente trabalho, pode-se chegar aos seguintes dados:

Porto Alegrenses (em um primeiro momento), homens e mulheres, de 20 a 60 anos, que prezam pela própria saúde e também atenção e cuidado para com entes queridos no seu dia-a-dia. Estas, ainda mantém-se com a rotina corrida mas da mesma forma procuram manter-se informadas, atualizadas eletronicamente, usuárias de mídias digitais e antenadas nas tendências. 

Personas - Mapa de Empatia

O Mapa de Empatia é uma ferramenta utilizada na Metodologia Canvas, tem como objetivo auxiliar a conhecer o cliente alvo. Conforme imagem abaixo, o Mapa é divido em seis partes, sendo elas:

  • O que ele vê
  • O que ele escuta
  • Sente e pensa
  • Diz e faz
  • Dor
  • Oportunidades

MAPA_DE_EMPATIA.JPG

Proposta de Valor

A Proposta de Valor é outra ferramenta utilizada pelo Canvas, seu objetivo é mapear os danos e ganhos que seu consumidor terá. A proposta é sub dividida em duas partes, e cada uma desta se dividem em mais três subpartes:

  • Mapa do Cliente
    • Tarefas
    • Dores
    • Ganhos
  • Mapa de Valor
    • Produtos e Serviços
    • Analgésicos
    • Criador de ganhos

Segundo o site Inovativa Brasil

"No primeiro caso, trata-se do estudo das emoções negativas, situações e riscos que o cliente poderá experimentar no decorrer ou ao final da tarefa. Já no caso dos ganhos, cabe ao empreendedor compreender os benefícios que o cliente espera, deseja ou seria surpreendido. São os ganhos sociais, utilidades funcionais, emoções positivas e redução de custo."

PROPOSTA_DE_VALOR.png

Solução digital para o Sistema Único de Saúde

Mapeamento e Prototipagem

Modelo de Negócios

Através do modelo de negócios, pode-se descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. Assim, para o presente projeto, o grupo adotou o modelo Lean Canvas, que baseia-se no Business Model Canvas. A estrutura do Lean Canvas é semelhante ao BMC, mas o autor substituiu alguns componentes. O grupo, ao avaliar as estruturas, optou por trabalhar com o modelo Lean, pois o mesmo veio a combinar de melhor forma com a problemática exposta.

 Através do Lean Canvas, foi abordado itens como problema, segmento de cliente, proposta de valor, solução, canais de mídia, fontes de receita, métricas e assim por diante. O resultado deste estudo, encontra-se a seguir:

 MODELO_DE_NEGOCIO.PNG

Organizando as Ideias

Este é o primeiro momento de criar e colocar os planos em ação. Para que se possa ter uma ideia concreta do escopo do projeto, inicia-se uma projetação definindo que ferramentas, funcionalidades e conteúdos que farão parte do produto. Para isso, estabelece-se a organização, hierarquia e inter-relações entre conteúdos, ferramentas e funcionalidades através de organogramas, dividindos-os em categorias ou módulos.

Para isso, o grupo alinhou o seu esquema organizacional da seguinte forma:

FER_FUNC_CONT.png

Storytelling

Para melhor poder compreender o uso do aplicativo, foi desenvolvida uma Storytelling que compõem o desenvolvimento do trabalho como uma atividade do canvas. Sua principal função é contar uma história para ajudar a entender como é o funcionamento do seu produto aplicado na vida e dia-a-dia do público alvo destacado. Aqui, relata-se através de João, um personagem que utiliza o aplicativo SUS Para Todos, buscando auxílio para sí e para seu filho, Otávio.

_

João é um cidadão porto-alegrense, tem 35 anos, e sofre de uma doença crônica, desta forma utiliza dos serviços do SUS frequentemente. João também tem um filho de 6 anos: Otávio.

Para facilitar sua vida ele utiliza o aplicativo "SUS Para Todos" em seu telefone, onde cadastrou o número de identificação do seu cartão e do seu filho. 

Através da tela de vacinas ele controla a carteira de vacinação de Otávio, disponível online, salvas virtualmente, o que facilita para caso de perda da carteira de papel. João também recebe notificações quando tem uma consulta ou exame nos próximos dias, assim, evitando esquecer e perder o que havia marcado. Quando não se recorda de data e local de suas consultas, exames ou retirada de receitas, seja sua ou de seu filho, João entra no aplicativo acessando as informações. Porém, se mesmo após estes informativos ele ainda não souber chegar até seu ponto de retirada, o aplicativo ainda disponibiliza um trajeto traçado até o local.

As vezes João precisa entrar em contato com o SUS ou o Posto Familiar para tirar alguma dúvida, então ele acessa a aba de contato onde possui o telefone dos mesmos. Frequentemente ele olha as notícias disponibilizadas no aplicativo e acompanha as campanhas de prevenção da saúde promovidas pelo governo. Quando ele acha alguma coisa a melhorar no aplicativo, entra na tela de sugestões e encaminha seu feedback para à equipe responsável pelo aplicativo.

Visual Thinking

INFOGRAFICO.png

Mockups

SUS Para Todos

Considerações Finais

Após o estudo da experiência entre o usuário (paciente) e o sistema único de saúde,  pode-se concluir, que a comunicação e a troca de informações entre ambos ainda é um processo penoso e complicado, que acaba afetando o dia-a-dia dos usuários e seus dependentes. Com isto, o desenvolvimento do aplicativo vem de encontro com a solução proposta pelo grupo, gerando uma melhora no processo e interação entre o usuário e o SUS, auxiliando no cuidado com a saúde própria e de seus familiares.

Apresentação Final

https://drive.google.com/file/d/0B9kqB0ComxvBTWhEYzlTZDR6aTA/view?usp=drivesdk

Solução digital para o Sistema Único de Saúde

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais

  • INOVATIVA BRASIL, Você conhece o Canvas da Proposta de Valor? http://www.inovativabrasil.com.br/canvas-proposta-de-valor/. Acesso em: 30 de Outubro de 2017.