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UX PROCERGS 2ª Turma
Procerguianos FC
Equipe
Alexandre Evangelista, Murilo Santos Bueno, Robson Silva do Amaral, Tiago da Silva Bortoluzzi
Orientador(es)
Heli Meurer
11 de Abril de 2018
Procerguianos FC

Contextualização do Problema

Introdução

Na primeira etapa do projeto de Design Thinking  deve-se definir qual produto será produzido durante o projeto.

Se a equipe não tiver ideia de qual projeto fazer, então deverá fazer uma dinâmica entre os integrantes para definir o tema/assunto que será abordado. 

Mas caso a equipe já saiba qual produto desenvolver, que é o caso de nossa equipe, partimos diretamente para a dinâmica da definição das ações divergentes/convergentes.

A ideia que vamos projetar consiste em elaborar um aplicativo que auxilie na organização de partidas de futebol, com diferenciais que motivem o grupo em participar, resultando em um jogo divertido e inovador.

Ação Divergente e Ação Convergente

Durante a dinâmica da ação divergente, o grupo ficou aproximadamente 15 minutos pensando e anotando o máximo de ideias para o assunto escolhido.

No final, estas foram todas as ideias que surgiram: 

  • Aplicável não apenas ao futebol, mas a qualquer esporte em grupo.
  • Calendário de jogos.
  • Automatizar dados estatísticos.
  • Cadastro com foto. Compartilhar dados de partida de futebol.
  • Competição motivação ranking.
  • Controlar estatísticas de partidas de futebol com amigos.
  • Convite e aceite de jogo via e-mail, whatsapp ou telefone.
  • Drone filmando a partida e acompanhando as jogadas.
  • Eliminação de papel.
  • Enviar relatório final da partida para grupo do Whats App incluindo placar e gols. Exportar dados da partida.
  • Gamification.
  • Gerar dados em tempo real sobre a partida em mídias sociais (twitter, facebook).
  • Gerenciar de modo tecnológico informações de partidas de futebol.
  • Gerenciar partidas de futebol entre amigos.
  • Gerenciavel tanto via mobile quanto web.
  • Integração com os donos das quadras de futebol.
  • Lançamento automático de gols. Lembrete de partida.
  • Lista de destaques do mês. Lista de substitutos.
  • Localização de jogadores cadastrados.
  • Mapa de calor mostrando a movimentação dos jogadores.
  • Marcar partida de futebol e automaticamente avisar/perguntar quem quer jogar.
  • Melhores momentos da partida em vídeo.
  • Organizar partidas de futebol.
  • Organizar times, gerar estatísticas e fomentar a participação.
  • Permitir pagamento da partida via transferência bancária para uma conta específica.
  • Placar, gols, jogadores e vídeo em tempo real.
  • Ranking de gols, assistências e participações em jogos para incentivar a participação nas próximas partidas.
  • Ranking por jogador.
  • Reconhecimento de voz.
  • Redes sociais: twitter, youtube, whatsapp.
  • Sorteio de times aleatoriamente.
  • Sorteio de times com balanceamento de ranking.
  • Tecnologia esporte.
  • Torcida poder votar e avaliar gols (lista de gols mais bonitos). Utilização de sensores.
  • Votação da torcida do melhor jogador.

Durante a dinâmica da ação convergente, o grupo ficou mais 15 minutos organizando e agrupando as ideias conforme suas semelhanças. Ao final conseguimos chegar em 5 grupos:

  1. IoT (Internet of Things)
    • Reconhecimento de voz.
    • Lançamento automático de gols.
    • Utilização de sensores.
    • Localização de jogadores cadastrados.
    • Mapa de calor mostrando a movimentação dos jogadores.

 

  1. Tempo real (vídeo, redes sociais)
    • Melhores momentos da partida em vídeo.
    • Placar, gols, jogadores e vídeo em tempo real.
    • Redes sociais: twitter, youtube, whatsapp.
    • Drone filmando a partida e acompanhando as jogadas.
    • Gerar dados em tempo real sobre a partida em mídias sociais (twitter, facebook).

 

  1. Interação com a torcida
    • Votação da torcida do melhor jogador.
    • Torcida poder votar e avaliar gols (lista de gols mais bonitos).

 

  1. Organização
    • Sorteio de times aleatoriamente.
    • Permitir pagamento da partida via transferência bancária para uma conta específica.
    • Marcar partida de futebol e automaticamente avisar/perguntar quem quer jogar.
    • Lembrete de partida.
    • Cadastro com foto.
    • Convite e aceite de jogo via e-mail, whatsapp ou telefone.
    • Calendário de jogos.
    • Lista de substitutos.
    • Sorteio de times com balanceamento de ranking.

 

  1. Ranking e estatísticas
    • Lista de destaques do mês.
    • Exportar dados da partida.
    • Ranking de gols, assistências e participações em jogos para incentivar a participação nas próximas partidas.
    • Competição motivação ranking.
    • Gamification.
    • Ranking por jogador.
    • Organizar times, gerar estatísticas e fomentar a participação.
    • Enviar relatório final da partida para grupo do whatsapp incluindo placar e gols.
    • Automatizar dados estatísticos.
    • Controlar estatísticas de partidas de futebol com amigos.
    • Compartilhar dados de partida de futebol.

 

Além disso, descartamos as seguintes ideias, por entendermos que elas tratam-se mais de vantagens e definições gerais do que funcionalidades do sistema propriamente ditas:

    • Gerenciar de modo tecnológico informações de partidas de futebol.
    • Organizar partidas de futebol.
    • Integração com os donos das quadras de futebol.

Resultado da Divergência e da Convergência: Que Problema será resolvido?

Muitas ideias foram mencionadas e algumas delas com uso de tecnologias bem avançada. Após a pontuação dos grupos de ideias chegamos a conclusão de que a essência do sistema se baseia na organização de partidas de futebol através de um aplicativo mobile.

Podemos resumir o problema que será resolvido na seguinte frase: Melhorar e modernizar a organização de partidas de futebol entre amigos através de um aplicativo para smartphones.

Cenário

Onde? Em um aplicativo para smartphone, sendo utilizado em qualquer local antes da partida e em quadras de futebol durante a realização do jogo.

Quando? Dias antes das partidas e possivelmente durante os jogos.

Quem? Amigos interessados em jogar bola.

Por quê? Para melhorar e modernizar o futebol entre amigos.

Personas - Mapa de Empatia

Empatia trata-se da capacidade que uma pessoa possui de compreender outra colocando-se na mesma situação vivenciada por esta.

Em um projeto de software, a empatia ajuda na compreensão do cliente e do usuário, permitindo que seja possível entender a fundo as reais necessidades e sentimentos de cada pessoa com relação ao sistema que será implementado para auxiliá-la em suas atividades.

Uma das formas de conseguir essa empatia com os clientes e usuários é através do mapa de empatia, o qual permite mergulhar no universo dessas pessoas e imaginá-las como personagens ("personas") para que seja possível entender seus problemas e encontrar soluções para suas necessidades.

Para cada "persona" deve-se responder as seguintes questões:

  • O que ele vê?
  • O que ele pensa?
  • O que ele ouve?
  • O que ele fala?
  • O que ele faz?
  • Quais são suas dores?
  • Quais as necessidades e desejos?

Com base no que foi exposto, foram criadas duas "personas" importantes para o projeto, sendo uma delas a responsável pela organização das partidas de futebol e a outra um dos participantes da "pelada", conforme segue:

Persona 1

persona_1.jpg

Com base nas informações empáticas obtidas dessa "persona", é possível perceber a dificuldade existente na organização das partidas de futebol, além do estresse e da frustração decorrente da falta de auxílio e reconhecimento dos demais envolvidos.

O desenvolvimento desse projeto facilitará a organização das partidas e incentivará o engajamento de todos envolvidos.

Persona 2

persona_2.jpg

Posicionar-se no lugar do "Rafinha" permite ver as partidas de futebol na perspectiva de um participante dos jogos. 

Colocando-se no lugar dele percebe-se a frustração existente pela falta de comprometimento e de responsabilidade por parte de outros participantes, além de não sentir-se devidamente motivado para participar das partidas pela falta de competitividade e de organização dos jogos.

Em virutde disso, percebe-se que o projeto pode trazer mais competitividade e transparência para os jogadores, proporcionando um jogo mais competitivo, organizado e divertido.

Proposta de Valor

Organizar um jogo atualmente é bem mais simples do que há alguns anos atrás. Antigamente não existia telefone, ninguém tinha carro, restava uma bicicleta, 5 dias para arrecadar o dinheiro da quadra e torcer para que todos fossem na hora marcada. Para quem organiza muitas vezes o principal que é jogar acaba sendo secundário, o primordial é que todos cheguem no horário, paguem sua parte e que não surjam reclamações.

Com o avanço tecnológico surgiram sites que ajudam nessa tarefa da organização, mas o comportamento das pessoas não mudou, os mesmos problemas seguem, falta de compromisso, atrasos, pagamentos, uma pessoa tendo que cuidar de tudo, etc...., esses grupos acabam perdendo força até que chegam ao seu fim.

O principal valor do aplicativo é trazer algo diferente, mais interativo, com mais automação nas tarefas repetitivas e que cause curiosidade para quem ainda não faz parte do grupo através de divulgação da marca. Em resumo, é fazer com que aquela pessoa que tem um compromisso na hora do jogo, mude de ideia e vá jogar pois pode perder a artilharia do ano, ou que a sua jogada tenha 100 visualizações ou vários likes.

 

Que essas motivações sirvam para que a prática esportiva se torne cada vez maior e a interação entre as pessoas aumente.

Canvas da proposta de valor

 perfilcliente.png

Perfil Cliente

 

 

propostadevalor.png

Proposta de valor

Procerguianos FC

Concepção

Apresentação da Contextualização do Problema

Protótipo em papel

Desenhamos as seguintes telas em papel para demonstrarmos como estamos planejando o aplicativo: 

1.jpg
Tela inicial

2.jpg
Menu Principal

3.jpg
Criação de uma nova partida

4.jpg
Notificação aos atletas de uma nova partida

5.jpg
Confirmação de Presença

6.jpg
Listagem de Partidas

7.jpg
Perfil do Atleta

8.jpg
Acompanhamento e controle da partida

9.jpg
Localização dos atletas

Mockup Interativo do aplicativo

Utilizando a ferramenta MarvalApp, desenvolvemos o Mockup Interativo na plataforma Android disponível no link abaixo:

 

Tela de Abertura após o Login

1 - Tela Principal.jpg

Menu do Aplicativo

2 - Menu.jpg

Criação da Partida

3 - Criar Partida.jpg

Recebimento da Notificação

3 - Recebimento de Notificação.jpg

Confirmação de Presença

4 - Confirmação de Presença.jpg

Lista de Partidas

5 - Lista de Partidas.jpg

Perfil do Atleta

6 - Perfil do Atleta.jpg

Placar do Jogo

7 - Placar do Jogo.jpg

Localização de Atletas

8 - Localizacao de Atletas.jpg

Ranking

9 - Ranking.jpg

 

Procerguianos FC

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais