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Projeto de Identidade Visual
Tele-Entrega de bebidas artesanais
Equipe
Larissa Stepanow, Nicolas Mielzarski, Vanessa Müller Ferri
Orientador(es)
Heli Meurer, James Brum, Andréa Capra
07 de Novembro de 2019
Tele-Entrega de bebidas artesanais

Contextualização

Definindo o Tema

Para a definição do tema o grupo utilizou de coleta de idéias, pensadas por cada participante, e após a junção e separação desses termos em grupos que tinha certa semelhança.

Separamos esses termos em dez diferentes categorias, pois como descrito a cima escrevemos muitas coisas parecidas. 

 

cópia de post it13.jpg

cópia de post it3.jpg

Após essa separação fizemos uma votação interna  e escolhemos o termo festa como um dos favoritos a ser trabalhado pelo grupo, sendo o tema tele-entrega de bebidas o selecionado para a construção da nossa empresa. 

Essa escolha foi feita levando em consideração a falta ou a falta de interatividade de um aplicativo que seja direcionado a esse segmento de mercado. Por conta disso decidimos nos aprofundar nesse tema que tem grandes chances de crescimento por conta do aumento crescimento de apps de entregas, ou que facilitam nossa vida.

Sobre a Empresa

Descrevendo a empresa: Os primeiros serviços de tele-entregas no Brasil surgiram há 23 anos. De acordo com o presidente da Federação Nacional do Comércio, os pioneiros destes serviços foram classificados como insanos na época, porém com o crescimento populacional o serviço logo passou a ser comum. O ramo da nossa empresa é de conveniência, sendo os produtos na sua maioria alcoólicos com foco no artesanal. O consumidor tem a comodidade de fazer o pedido por aplicativo e tem a entrega na porta de sua casa ou onde preferir. É uma ideia é nova e não tem aplicação no mercado ainda, mas o fato é que pesquisas apontam que o consumo de cerveja artesanal subiu nos últimos anos.

Seleção do seu mercado-alvo: O público tem idade entre 18 e 50 anos, moram em Porto Alegre, procuram por produtos diferenciados, que não são encontrados no supermercado normalmente. O preço tende a ser mediano comparado com os concorrentes. Os compradores seriam da classe A e B. Trabalhadores e estudantes, que já fazem uso de aplicativos de tele-entrega, estão acostumados a comprar online e fazem o uso de cartão de débito/crédito.

Segmentação de mercado: Os possíveis clientes são moradores de Porto Alegre. Possuem aparelho Android ou IOS, tem acesso a internet. Gostam de experimentar coisas novas.

Comportamento dos seus consumidores: O comportamento do consumidor é altamente regionalista, tem um vocabulário que é só dele. Tem tradições e história diferente do resto do país.

Diferenciação: Como diferenciação a empresa oferece exclusividade, bebidas artesanais, tais como cerveja, vinho e cachaça. A empresa pretende fazer essa ponte com o produtor e consumidor, tendo em estoque de bebidas. O funcionamento da empresa será 24h por dia, 6 dias por semana. 6.Posicionamento:  O consumidor enxerga a empresa como referência de bebidas artesanais, fornecendo marcas de cerveja já conhecidas e cachaças de fabricação regional, por exemplo.

Naming para a empresa

1º Etapa: Os integrantes do grupo trouxeram termos que mais representassem nossa empresa. Abaixo está listado todas idéias que o grupo gerou, desde as mais simples até os nomes mais compostos.

  • Artesa-poa
  • JáTáAí / Játáí
  • BiraExpress
  • Birajá
  • Liguejá
  • Tele-chaça
  • Tele-artesanal
  • Tele-bira
  • Tele-minuano
  • Tele-querência
  • Tele-tri
  • Vivente
  • Stay High
  • Turn On
  • Keep
  • Cold Cool Drinks
  • Never Sleep/Stop
  • Beer, wine and cachaça
  • You
  • Late Night Delivery
  • Artesanal Club
  • Artesanal Drinks Club
  • Artesanal Delivery Express
  • Regional Drinks
  • Regional Bebidas
  • POA bebidas delivery
  • Tele
  • Drink
  • Bira
  • Trago
  • Breja
  • Birita
  • Goró
  • Bebida
  • Saideira
  • Pinga
  • Trago raro
  • TragoJá
  • Raça Artesanal
  • Aldeia Artesanal
  • Casa Artesanal
  • Cachaça
  • Delivery beverage
  • Esquenta 
  • Warm night
  • Bira 24 horas
  • SOSBira
  • SaideiraCerta
  • Saideira 24 horas
  • Disk Bira
  • Ponto do trago
  • Happynigt

2º Etapa: Eliminamos termos a partir da preferência conjunta do grupo, com a proposta de deixar a escolha final um pouco mais direcionada.

  • Vivente
  • Artesanal Club
  • Trago
  • Breja
  • Birita
  • Trago Raro
  • TragoJá
  • Cachaça
  • Esquenta
  • Saideira Certa
  • Saideira 24 Horas
  • Ponto do Trago
  • (al)Cool
  • Esquema

3º Etapa: Após mais uma fase de eliminação de termos, selecionamos os quatros nomes que mais se encaixavam em nossa proposta. E pelo método de votação de 1 a 5 foi definido o nome que será utilizado por nossa empresa

  • Trago Raro- 10 Pontos
  • Esquenta- 12 Pontos
  • Ponto do Trago- 7 Pontos
  • Esquema- 8 Pontos

Nome escolhido: Esquenta

Justificativa: É a denominação de beber bebidas alcoólicas em casa ou em um outro lugar, antes de ir para baladas, "rolês". Tem como propósito uma possível socialização ou beber de uma forma mais econômica. No qual é um dos objetivos do aplicativo.

Tele-Entrega de bebidas artesanais

Indentidade - Sketches

Escolha das formas básicas

Estas elementos gráficos constituem a substância básica do que vemos. Portanto, são muito importantes. E para todo projeto devemos conhece-las e usa-las corretamente.

Cada um desses elementos possui um conjunto de características próprias que as modificam e condicionam, para nossa empresa escolhemos duas formas básicas como base do nosso estudo, sendo eles o círculoretas e ângulos retos:02.png

  • Retas e ângulos Retos: Esses elementos são identificadas e descritos como a rigidez, força, firmeza e masculinidade;
  • Curva/ Círculo: Esse elemento expressa a suavidade e feminilidade;

A ideia primária do grupo é utilizar de formas retas na tipografia e para seu símbolo/ícone fazer o uso dos círculos.

Atributos (palavras-chaves)

Antes de começar os moodboards a equipe selecionou três palavras-chave que representassem a empresa e o serviço que seria prestado por ela, nesse caso a tele-entrega de bebidas. As palavras selecionadas foram: Bebida, Diversão e Despreocupação. A partir desses três tópicos começamos a relacionar outros termos que teriam relação com as atividades que seriam propostas pela nossa empresa.

  • Bebida: Drinks, Garrafa, Álcool, Líquidos, Copo, Bar;
  • Diversão: Festa, Noite, Happy Hour, Aproveitamento, Pessoas, Comemoração;
  • Despreocupação: Dedicação, Tempo Livre, Aproveitamento, Importância, Exclusividade.

Moodboards (painéis semânticos)

Com os atributos já definidos, fomos construindo os moodboards com os principais conceitos da empresa. Assim fica mais fácil de definirmos bem o que é nossa empresa e o que pretendemos mostrar ao nosso público, além obviamente do resultado final que queremos para nossa identidade visual

Atributo: Bebida

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Atributo: Diversão

02.jpg

 Atributo: Despreocupação

03.jpg

Esboços Preliminares (Sketches)

Após as definições das palavras-chave e dos moodboards da nossa empresa partimos para os primeiros sketches que representassem essas primeiras ideias que tivemos. Nesse caso sendo representado a bebida, diversão e despreocupação.

sketche.jpg

Seleção de opções

Após feitos os moodboards e os esboços iniciais, o grupo começou a pensar em símbolo que representaria a nossa empresa. Levamos em consideração o fato de ser um aplicativo para celular, buscamos então, em parte, algo mais simples.  

Foi feita a utilização de basicamente cinco elementos, sendo eles: o fogo, garrafas, copos, dragões e letras. Por vezes, misturamos esses elementos para a criação de algo novo.

Sendo assim, geramos um número de 50 símbolos que vão passar por um análise do grupo, para só então termos a nossa opção definitiva para dar inicio aos refinamentos.

IMA_sketches_logoesquenta_02.png

Tele-Entrega de bebidas artesanais

Identidade - Geometrização

Construção do símbolo

Tendo em mãos as 50 opções geradas pelos sketches, o grupo entrou em uma fase de análise para eliminar as imagens que achávamos menos relevantes e que não combinavam muito com a nossa proposta de trabalho. Com isso selecionamos 7 opções de símbolo, que variam entre o dragão, copos, termômetros, marcadores de localização e fogo. E também optamos por símbolos que juntassem dois símbolos

 

ESQUENTA_logo_preliminares_01.png

 

Com essas opções pré-definidas, fizemos algumas análises com uma tipografia (não definitiva), para dar um pouco de contextualização. Utilizamos apenas 5 das 7 opções que escolhemos.

ESQUENTA_logo_preliminares_02.png

Contudo, o grupo não se sentiu satisfeito com essas opções. E escolhemos então, por coincidência, umas das opções que não foi utilizada a tipografia, que foi a opção 3.

ESQUENTA_logo_preliminares_03.png

O motivo da escolha, foi simples e básico. É muito comum no mundo de bares e afins, por vezes, serem servidas bebidas que apresentam certos ornamentos. Para entrar em nosso contexto, sabemos da existência de drinks onde é utilizado o fogo para dar esse "plus" na bebida.

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Foi extremamente satisfatório para servir como nosso símbolo. Pois temos como palavras-chave em nosso trabalho a bebida, o divertimento e a despreocupação. Um drink com fogo, por exemplo, consegue trazer esse tom mais divertido para quem vai usufruir dele, sendo uma experiência única e de total aproveitamento. Quem prepara já tem um total dedicação, experiência e conhecimento para satisfazer o cliente. Coisas que queremos trazer com a marca Esquenta.

Normatização e refinamento da assinatura visual (símbolo, logotipo e frase de apoio)

Com a escolha definitiva da forma do símbolo da Esquenta, representado pelo copo com fogo, o grupo passou para a fase de refinamento desse elemento gráfico. 

Para a construção do símbolo, foi utilizadas formas extremamente básicas, dois círculos, um triangulo e a um filete retangular. Abaixo é mostrado um resumo da montagem do símbolo, desde sua forma mais simples, até a versão "quase final" da marca.

IMA_logoesquenta_versãoconstrução_01.png

 

Para o copo, o grupo decidiu dar esse efeito "3D", por um questão de deixar o símbolo mais atrativo e divertido, como é uma das propostas da empresa. Para o fogo, que fica dentro copo, e os arredondamentos das bordas, foi utilizados círculos de diferentes tamanhos, como pode ser visto na geometrização abaixo. Existia o objetivo de deixar a marca mais harmoniosa, evitando medidas e espaçamentos inapropriados que possivelmente prejudicariam a arte final.

IMA_logoesquenta_geometrizacao_01.png

 

Com a geometrização finalizada, o símbolo final já dava seus primeiros ares de existência. O grid proposto para o copo junto com o fogo é muito simples, temos a divisão entre a estrutura do copo e a do fogo que apresenta uma borda bem evidente. Todo o desenho foi construído com a intenção de simetria, com exceção da flama do fogo, para dar um percepção de movimento.

IMA_logoesquenta_versãoconstrução_02.png

A área de preservação do símbolo para os outros elementos foi definida em 0,5cm, que é quase a metade da medida dos dois retângulos que compões o grid do copo com a flama.

IMA_logoesquenta_versãoconstrução_04.png

Definimos então os tipos de apresentação que a marca teria, sendo uma com a tipografia ao lado do símbolo e a outra na lateral direita, dando preferência para a versão onde a tipografia aparece abaixo da arte que compõem a marca.

IMA_logoesquenta_versãoconstrução_03.png

 

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Conceituação 

A escolha final do símbolo da empresa Esquenta, foi definida.

Se caracteriza por ser minimalista e cubista, capaz de transmitir uma imagem de fácil associação devido a história do design e artes.(figura 1)

De caráter simétrico o símbolo que representará a empresa de tele-entrega de bebidas é diferenciado dos demais concorrentes(figura 2).

1.png

 

(Figura 1) Logo com malha geométrica; logo com área de preservação

 

2.png

(figura 2) Logo da concorrência 

Exploração e Escolha Tipográfica do Logotipo

Na parte tipográfica, o grupo analisou cinco tipografias diferentes. A Baloo, Nunito e a Fredoka One, apresentavam um design muito semelhante, e ambas satisfaziam o desejo do grupo em usar uma fonte que fosse composta por pontas mais arredondadas, pois casaria com o simbolo proposto que apresenta essas pontas e tem um estilo mais arredondado.

Além disso, optamos por testar também outros estilos de tipografia, que não eram as idéias principais do grupo. A knewave, um fonte display, que consegue dar um divertimento e um "ar cômico", se é que podemos dizer assim. E a última analisada foi a Myriad Pro, uma fonte sem serifa, com um estilo mais bruto e apresentando as pontas retangulares.

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Por votação, foi decido utilizar como fonte principal a FREDOKA ONE. Pois como já dito acima, conseguia satisfazer e casar com o pensamento de como o símbolo seria em seu resultado final.

 

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Experimentação Tipográfica

Após feita a malha do símbolo e tipografia(figura 3) foram experimentadas seis tipografias diferentes, em três posições distintas.(figura 4)

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(figura 3) Símbolo e tipografia, exemplo.

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(figura 4) experimentação tipográfica e de posição

Cores da Identidade e Tipografia da Identidade

Cores

Ao que se refere cores, utilizamos tons mais vivos e variando entre o amarelo, laranja e vermelho. A escolha dessas cores tem significados diretos e simples, trazem aquela sensação de vida, de calor, de movimento, de luz. Podemos dizer que conseguem passar uma ideia de divertimento, que é um dos objetivos que o grupo quer passar com a marca. 

Damos preferência ao tom vermelho, por motivos que chegam a ser óbvios. O nome da marca é Esquenta, trabalhamos com a imagem de uma flama na identidade visual. Então nada que a cor que mais representa essa sensação de prazer, de calor, uma das representantes do fogo ser a principal da marca.

O grupo ainda optou por usar de um gradiente que mistura as três cores, para trazer um ar mais moderno, mais divertido, enfim.

IMA_logoesquenta_cores_01.png

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Abaixo vemos a simulação da marca em tons de cinza, e nas versões preta e branca. 

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Tipografia

Como já mencionado anteriormente para tipografia principal vai ser utilizado a fonte Fredoka One, pelos mesmo motivos citados. Conseguimos sentir a tipografia se casando muito bem com o símbolo. Além, óbvio, de trazer um estilo mais despojado, mais divertido e não deixando a marca num todo muito séria. Pois esse desde o princípio não foi a intenção do grupo ao construir a marca.

IMA_logoesquenta_tipografia_02.png

Como tipografia auxiliar para estar presente em outros meios, optamos pela utilização da conhecida Montserrat, devido a sua extrema versatilidade. Temos uma tipografia que apresenta diferentes pesos, apresentando também  esse estilo mais despojado , combinando super bem com o tipo principal que é a Freedok One.

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And the winner is(e o vencedor é) 

A tipografia que mais fez sentido com o logo minimalista que escolhemos foi a "Aldo the apache".(figura 5)

5.png(figura 5) Símbolo escolhido

A vontade de englobar o símbolo e a tipografia na terceira tentativa foi mostrada, e melhorada em uma quarta tentativa(figura 6)

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(figura 6) tipografia dentro do símbolo 

Será?

É preciso reconhecer o que funciona e não; a figura 6 da pouca atenção para o nome da empresa, então o logo a ser usado é o a seguir:

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Já mostrando a área de interferência a figura 7 já trás a frase de apoio do logo da empresa.

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(figura 7) símbolo, tipografia, frase de apoio

Cor e tipografia 

As definições mais técnicas como porcentagem das cores e família tipográfica:

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Proporção e espaço de não Interferência

Para o espaço de não interferência, foi definido que o responsável sobre essa de proteção seria da altura das letras maiúsculas da tipografia principal da identidade. 

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Nesse caso, utilizamos como exemplo a letra "s" maiúscula

IMA_logoesquenta_proporção_02.png

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Foi um resultado muito satisfatório, pois conseguimos o destaque desejado para a marca, sem que sofresse e se perdesse no meio de textos ou ao lado de outras marcas e imagens.

Somente o símbolo

Com o resultado final, saímos extremamente satisfeitos com o trabalho realizado. Sentimos que conseguimos com nossa identidade visual, transmitir tudo que pensamos desde a fase de contextualização da marca. Toda parte que envolve ser um símbolo mais despojado, que brinca com essa ideia de divertimento, de exclusividade, possuindo ainda cores forte e chamativas.

Versão horizontal do símbolo mais tipografia, dentro da tabela cromática proposta pelo grupo:

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Versão vertical do símbolo mais tipografia, dentro da tabela cromática proposta pelo grupo:

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Versão com apenas o símbolo, dentro da tabela cromática proposta pelo grupo:

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Logo, P&B e somente o símbolo

*Uma leve alteração nas pontas deu uma suavidade ao Logo.

Esquenta logo2.png 

Aplicações

Segue nossas aplicações que achamos interessante para o produto.

Usamos alguns para embalagem, urbano e também para papelaria.

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Paper Cup MockUp PSD.jpg

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Shopping Bag PSD MockUp 2.jpg

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Bus Stop Billboard MockUp 2.jpg

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Tele-Entrega de bebidas artesanais

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais