Meus Assuntos
Ir para o topo
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compatilhar em outra redeSocial
Projeto de Identidade Visual
Trampo daora
Equipe
Leonardo Reichelt marques, Paulo Scussel de Andrade, Tiago Franz
Orientador(es)
Heli Meurer, James Brum
25 de Janeiro de 2019
Trampo daora

Contextualização

Definindo o Tema

Começo do Projeto

 

- Na etapa inicial, os integrantes do grupo sugeriram, de forma aleatória e rápida, possíveis ideias para a construção da empresa. Através de papéis foram escritas as possibilidades do ramo de negócios que a empresa ia seguir.

 - Com as ideias já estudadas, foi possível organizá-las em grupos separando-as por similaridade no assunto tratado. No caso, os grupos criados foram: Arte, Planeta e Alimentação.

 -A ideia final foi, então, escolhida pelos participantes do grupo através de uma votação baseada em discussões sobre a funcionalidade da empresa, proposta de identidade visual adequada às ideias do grupo e visão do futuro negócio.

 Sem título-3.jpg

 

 

Por fim, selecionamos o assunto “alimentos” pois concluímos que seus tópicos relacionados à produção orgânica proporcionaram uma visão compatível entre os integrantes do grupo e incentivaram ideias criativas e empolgantes para o seguimento do projeto.

Sobre a Empresa

 

coisa.jpg

PERSONAS.jpg

 

Naming para a empresa

Nesta etapa do trabalho separamos a proposta de serviço, posição da empresa para com ao mercado e desenvolvemos, a partir disso, uma série de relações entre as palavras e significados possíveis a partir disso.

Tiago-ta-puto.png

Feito isso, unimos ideias e palavras de várias formas até chegar no nome CULTIVAR.

Trampo daora

Indentidade - Sketches

Escolha das formas básicas

Para dar início à construção do símbolo, escolhemos formas base para seguirmos no desenho da forma a partir de padrões.

As formas foram escolhidas simbolizam, para o grupo, a ideia de envio e natureza.

 

 

FORMAS BASE-01.jpg

 

FORMAS BASE-02.jpg

 

FORMAS BASE-03.jpg

 

 

Atributos (palavras-chaves)

Abaixo segue as palavras-chave que usamos para criação de posicionamento, descrição e nome da empresa.

  • Plantar: cada indivíduo ira cultivar as sementes fornecidas;
  • Enviar: a empresa enviara para através de compra online as sementes para o cultivo;
  • Casa: o objetivo da empresa é vender para plantações "in door" de pequeno porte, com ares íntimos e aconchegantes para com os clientes.

Moodboards (painéis semânticos)

Para o MoodBoard, escolhemos palavras que já havíamos trabalhado anteriormente na fase de naming, exploramos um pouco mais cada palavra separando em 3 subgrupos a partir da palavra principal, e dessas 3 palavras selecionamos imagens que representassem ou passasse a imagem que queríamos. 

0-01.jpg

0-02.jpg

0-03.jpg

Esboços Preliminares (Sketches)

Primeiros Sketchs para definir o ícone da empresa.

958004a6-2020-4d42-858f-774aba37d1cb.jpg

Seleção de opções

Demos inicio a este exercício mesclando as formas pensadas anteriormente de maneiras diversas e aleatórias para, assim, chegarmos a um vislumbre do caminho final do símbolo. Em seguida selecionamos as formas que mais agradaram o grupo e começamos a aplicá-la de varias maneiras a fim de refinar a ideia. A folha com fluidez foi tomando forma e, então, levamos as principais ideias ao formato digital, desenhando-as de forma geométrica e colorida para que pudéssemos selecionar as que mais nos agradavam perto do conceito final no computador. Assim, escolhemos a opção circulada pois conceituou todos os sentidos que desejávamos (com o sentido de envio, planta e crescimento) e respeitou as formas base antes definidas.

 Escolha-de-opções.png

Trampo daora

Identidade - Geometrização

Construção do símbolo

Construção do símbolo: para representar a nossa marca escolhemos algumas referências, sendo elas as mais óbvias; folhas e plantas. Até as mais inusitadas; sementes e vasos.

saca-a-plantinha-maluko.png

saca-a-plantinha-maluko-2.png

Exploração e Escolha Tipográfica do Logotipo

Após a escolha do simbolo, o próximo passo foi fazer a busca por uma font para o logotipo, primeiramente trouxemos diversos tipos de fonts (Serifada, Fantasia...) e a partir disso fomos selecionando as que mais nos agradavam.

NOMES FINAIS-01.jpg

Tendo feito uma seleção chegamos a conclusão que tendo um simbolo com bastante informação a melhor escolha seria de uma font Leve e simples, para balancear com o resto do logotipo, Nossa escolha final veio a ser a Font Raleway, pois nela encontramos a simplicidade e leveza que buscávamos.

NOMES FINAIS-03.jpg

Normatização e refinamento da assinatura visual (símbolo, logotipo e frase de apoio)

Após passar por todas as etapas anteriores, fizemos uma revisão geral para ter certeza que todos os elementos estavam posicionados corretos e que estava harmônico e passando a imagem desejada.

Untitled-1.jpg

Proporção e espaço de não Interferência

proporções foto.jpg

Somente o símbolo

Reduction-of-the-symbol.png

Cores da Identidade e Tipografia da Identidade

Nesta parte do projeto foi feita a seleção e identificação das opções de cores que melhor se aplicaram ao logotipo, seguido também da tipografia escolhida, que proporcionou uma melhor aparência ao logo. 

folha-2.png

Aplicações

Segue algumas aplicações que seriam interessantes para nossa marca:

1.jpg2.jpg10.jpg4.jpg5.jpg3.jpg11.jpg12.jpg13.jpg

Trampo daora

Referências Bibliográficas

Recomendadas e Aceitas

Gerais